quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

COLÔNIA DE FÉRIAS DA ADESC

 Nesta quarta, 20/01/2016, aconteceu uma palestra e uma gincana promovida entre os alunos da ADESC: Associação Comunitária Cultural, social e Desportiva. A associação é presidida pelo batalhador Adeílson Fernandes, um profissional muito empenhado na questão social. Hoje contou com a ajuda de Ziran, Janaína, Felipe André e Thiago Vital.

As provas da gincana foram elaboradas por Adeílson, e detalhadas e executadas por João Augusto com colaboração de Tácio Fernandes, Gideão e Cícero (este blogueiro que vos escreve). Foram quatros provas: 1ª distinguir em 10 perguntas quais se referiam a atribuições dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; 2ª um integrante do grupo desenhava a uma estrofe do hino da cidade e os demais componentes deveriam acertar a que parte se referia; 3ª através de fotografias de Lajes retiradas do Google Mapas os alunos deveriam acertar o nome das ruas escolhidas; 4ª escolher um aluno para melhor descrever um a fato histórico/cultural de Lajes, os temas foram: Romaria da Capela da Divina Santa Cruz, a Lenda do Feiticeiro, a Rede Ferroviária, e o Surgimento da Cidade.

Adeílson me informou que esse é um dos projetos que ele pretende levar para as escolas, uma junção de esporte, cultura, sociedade, meio ambiente... enfim tudo que possa ser abordado no ambiente escolar.
 Acima João Augusto descreve previamente as atribuições e a definição de cada poder, abaixo o aluno desenha parta de uma estrofe do hino de Lajes, de autoria do professor João Batista.
 Abaixo vemos alguns traçados das ruas que os alunos precisavam acertar o nome.
 O historiador e diretor da Escola Municipal Dr Eloy de Souza, Kleber França deu uma  palestra sobre patrimônio público, levando slides explicativos  sobre os tipos de patrimônio que tem um lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário