sábado, 9 de abril de 2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA DO LIXÃO DE LAJES - 07/04/2016


Nesta quinta, 07/04/2016, realizou-se  uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Lajes para debater os problemas acerca do lixão da cidade. O tema foi proposto pelo vereador André Felix e contou com a presença de catadores e comerciantes da área de recicláveis, de autoridades ambientais municipais, secretários municipais, o prefeito Benes Leocádio e, de alguns cidadãos comuns. Senti falta da presença maciça da população pois trata-se de um tema super importante.

Tiveram usando a tribuna: Maria Gorete, ambientalista com grande atuação na área dos resíduos sólidos do município junto a AECOPAM; Cícero Eleutério, atual Coordenador do Meio Ambiente de Lajes; Canindé Rocha, ex vereador e ex Coordenador do meio Ambiente com atuação na área de resíduos sólidos; Cunha Neto, Fiscal da VISA do Estado; e Ricardo Lima, comerciante de materiais recicláveis. a ambientalista Lucimar Lopes me ligou lamentando estar doente e pediu que eu a representasse enquanto membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ceará Mirim.
Da Audiência surgiram relatos dos problemas do lixão e sugestões de soluções paliativas para amenizar seus impactos enquanto não sai o Aterro Sanitário do consórcio do Vale do Assú. 

Principais Problemas: 

*Queimadas que lançam fuligem na vizinhança e moradores próximos da área inalam a fumaça tóxica. além da perda de material dos catadores;

*Materiais leves como sacos plásticos que voam para terrenos vizinhos;

*Entrada de particulares que depositam lixo de forma irregular ou produzem queimadas;

*Catadores trabalhando sem equipamentos sujeitos a contaminação;

*Ocorrência de material hospitalar (não necessariamente do hospital);

*Grande quantidade de lixo depositado no local que já excedeu sua capacidade;


Sugestões e Soluções  (já executadas ou a ser executadas)

*Concluir o cercamento da área e instalar um portão a fim de que seja controlada a entrada de pessoas no local para assim evitar queimadas e a deposição do lixo de forma desorganizada. Na cerca instalar uma tela para que os plásticos que voem mais baixo fiquem presos afim de diminuir a quantidade de resíduos levados pelo vento para os terrenos vizinhos.

*Escavar uma vala para receber somente animais mortos para que estes sejam enterrados logo que chegam a fim de evitar fedentina, moscas e diminuir a população de urubus;

*Junto a Assessoria Jurídica do município providenciar os trâmites legais para a criação de uma cooperativa dos catadores para que através dela seja possível o poder público financiar melhorias para a categoria, como EPI (Equipamento de Proteção Individual),

*A presidenta do Hospital Maternidade Aluísio Alves informou que o lixo hospitalar do hospital é recolhido uma vez por semana por uma empresa especialista na destinação deste tipo de material. A Vigilância Sanitária proporá aos Postos de Saúde, uma parceria para que as pessoas que fazem uso de seringas em casa (diabéticas) destinem o material usado aos postos e estes façam o mesmo que o hospital. A atividade também será dirigida às clínicas particulares.

*O prefeito Benes Leocádio informou que na área destinada ao lixão há uma parcela ainda não usada e que esta será ampliada para que o mesmo ganhe uma sobrevida até a implantação do Aterro Sanitário.

*Campanha de conscientização quanto a separação do lixo doméstico para que este chegue ao destino final da melhor forma possível de ser recolhido para reciclagem

*A Coordenação de Meio Ambiente anterior fez um cadastro dos catadores que está sendo agora atualizado; a atual Coordenação ficará encarregada de nos próximos dias buscar informações de experiências de outros modelos de cooperativas e, assim firmar expor os resultados através de um intercâmbio, ou palestra, ou oficina.

Aterro Sanitário - clique no link da Tribuna do Norte e veja matéria referente à última reunião do Consócio do Aterro Sanitário do Vale do Assú.

Confira algumas imagens de Robson Cabugi e Cícero Lajes

Nenhum comentário:

Postar um comentário