terça-feira, 12 de abril de 2016

TURISTAS DA REGIÃO SUL NA FAZENDA CACIMBA DE CIMA

 Em fevereiro (2016), um grupo de turistas da Região Sul e 2 da Itália estiveram conhecendo o Sertão do Cabugi. Chegaram à Lajes vindos de outra região do Estado e logo após almoçarem na Churras Caria Guaíba os levei à Fazenda Cacimba de Cima e,  no caminho fui falando de nossa região, nossas culturas, aspectos geográficos e socioeconômicos.

Nas muitas perguntas que me fizeram sobre a região, tinham curiosidade no modo de vida e como o sertanejo conseguia sobreviver nesse ambiente; os tipos de culturas agrícolas que se planta na região;quais melhorias chegaram para o homem do campo atual e, sobretudo se encantaram com a simpatia dos moradores da Fazenda, dançaram até forró ao som da sanfona de Wandinho do Acordeon, do zabumba de Alberi e do triângulo do motorista que os conduziam.

No outro dia fomos ao Cabugi subir até a metade da trilha pois já estava acordado que por motivo de segurança não faríamos a trilha inteira. A iniciativa dessa trilha sertaneja partiu do empresário Pedro, que tem alguns amigos no entorno do Cabugi, entre eles: Alexandre Wanderley, Sandro de Becil e Gilson Nunes.
O Traje do vaqueiro João de Jordão chamou muita atenção, como lá no Sul a vegetação é diferente eles não usam essa roupa que mais parece uma armadura feita com o couro dos próprios animais domesticados no sertão.



Acima turista alisa vaca muito dócil, abaixo o vaqueiro movimenta o gado no curral.

 Acima o rebanho de ovinos se dirigem ao curral no fim da tarde, abaixo o vaqueiro João de Jordão passeia no burro mulo, cruzamento de um jumento com uma égua, ou cavalo com uma jumenta. Esses animais são muito fortes e podem desempenhar muitas funções que sobrecarregariam um jumento comum ou um cavalo.
 Acima turistas se admiram com os filhotes de caprinos da raça Canindé, abaixo eles dançam ao som de Wandinho do Acordeon e Alberi.
 A bela paisagem do Cabugi também esteve no roteiro, alguns prometeram voltar para fazer a trilha até o topo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário