quarta-feira, 15 de junho de 2016

REPÓRTER FOTOGRÁFICO ACOMPANHA PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO SOBRE O STTR DE LAJES

 O repórter Cauê Fernandes esteve em Lajes gravando documentário sobre os 54 anos de existência dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Lajes, e trouxe consigo um fotógrafo que registrou excelentes fotografias do trabalho. Trata-se de Augusto Júnior, veja esse e outros trabalhos do fotógrafo em: http://augustojuniorfotografia.46graus.com/ 

 Texto e Fotos:  

http://augustojuniorfotografia.46graus.com/documental-1/sindicato-rural-de-lajes-rn-54-anos/

Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Lajes.

O sindicato Rural de Lajes foi Fundado num período conturbado para o Homem do campo, longe dos direitos trabalhistas e sociais. Em 1961, a igreja católica convocou todos os trabalhadores rurais para uma reunião com a finalidade de fundar uma associação com o intuito de garantir os seus direitos, com isso em 1962 é oficialmente consolidado o Sindicato tendo a presença de Seu Manoel Fernandes com o primeiro Presidente. O mesmo travou diversas lutas em melhoria da vida do homem do campo, não obstante num período em que a ditadura Militar estava em ascensão no Brasil, tinham diversos agricultores sem conhecimento da causa tinha um certo receio com as ações do sindicato, denominado de Comunista.

Hoje, 54 anos após a sua fundação, o Sindicato resiste na luta do campo, tendo a frente Maria Nunes como Presidenta. diante de todas as Adversidades para assumir o seu mandato, a presidenta assumiu e conseguiu fazer uma ótima administração no sindicato.

Seu Manoel Fernandes

Toda tarde seu Manoel vai até o seu roçado para alimentar seus animais. Não tem mais conhecimento das atividades do sindicato

Maria Nunes

Primeira Presidenta no Sindicato Rural de Lajes, extremamente consciente da questão feminina no campo e militante da causa. Exemplo de Batalha!!!

2 comentários:

  1. Imagino que para que sejamos justo ao se falar na trajetória do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajes, faz-se necessário um capítulo especial sobre CLÁUDIO JOSÉ BRAGA,mais conhecido como prefeito do mato, pois caso contrário, estaremos matando boa parte da história de LUTAS daquela entidade!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Canindé, falei isso ao pessoal da produção e eles me disseram que a memória de Cláudio Braga foi lembrada por uma das personagens entrevistadas.

    ResponderExcluir