sábado, 17 de setembro de 2016

VISITA DO TERRITÓRIO SCCLN DISCUTIU BARRAGEM DO ALÍVIO EM LAJES - SEXTA - 16/09/2016

 Visita do Território Sertão Central Cabugi e Litoral Norte discutiu os passos que poderão ajudar na conquista da Construção da tão sonhada Barragem do Alívio em  Lajes. O professor João Abner Guimarães Jr. fez uma exposição trazendo um relato histórico até então desconhecido que travou o sonho pela barragem por muitos anos: "a Estrada de Ferro Sampaio Correia". Segundo os estudos de João Abner, "uma parte da estrada de Ferro Sampaio Correia ficaria inundada pelas águas da barragem".  Ele complementou dizendo que no passado as ferrovias tinham uma função muto importante, e que nesta havia planos de ligação com o Seridó através de um ramal, mas com o desuso da ferrovia, não haveria impedimento  significativo para a construção da Barragem.

O professor elencou alguns passos importantes a serem tomados para viabilizarem a sonhada construção:

*Definição de uma agenda com cronograma de ações em defesa da Barragem do Alívio;
*Criação de Comissão Técnica de acompanhamento do projeto da Barragem;
*Criação de Comissão de Articulação Política.
*Desenvolvimento do Plano de Abastecimento Rural da área de influência da Barragem;
*Desenvolvimento do Plano de Gestão das Águas da Barragem.

Ainda apontou algumas ações que geralmente norteiam obras desse nível: cadastro sócio econômico dos moradores da área atingida; análise da qualidade da água nos açudes da Bacia; levantamento topográfico e geológico da área de construção da Barragem; estudos hidrológicos; projeto geotécnico da Barragem; projeto básico e orçamento da Barragem. Trouxe ainda um mapa da localização da Barragem, sendo essa em localização favorável por estar entre duas serras e receber águas do Rio Ceará Mirim e seus afluentes. A construção ainda beneficiaria diretamente comunidades rurais de Lajes, Pedra Preta, Jardim de Angicos e Caiçara do Rio do Vento. 

Também estiveram na reunião o Prefeito Benes Leocádio; o pároco Padre Zezinho, um dos mobilizadores; Fernanda, Técnica da Emater; Dona Maria José e membros do STTR de Lajes; o Secretário Adjunto de Agricultura Tico Lopes e equipe da SEMAGMA; Mônica e Suerda, membras do Território, Garibalde, representante do Mais RN, equipe do STTR de Angicos; Aline, Secretária de Agricultura de Pedra Preta, membros de Caiçara do Rio do Vento; Wellington Santos, um dos grandes mobilizadores deste sonho; e agricultores familiares de assentamentos e independentes.

Outra presença muito importante no encontro foi a de Rafael Mendonça de Souza, Engenheiro do DENOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas). Rafael inclusive foi com embros do Território, da SEMAGMA e o Professor João Abner, até o local de construção da Barragem colhendo ponto de referência à levar para o DENOCS. O professor se dispôs a junto com o prefeito, Bancada Federal do RN e Associações a estar em reuniões com os órgãos responsáveis por obras como estas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário