domingo, 9 de outubro de 2016

OFICINA DO PLANO ESTADUAL E INTERMUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

Na sexta 07/10/2016, a SEMARH (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), apresentou na cidade de Assú os Planos Estadual e Intermunicipal de Resíduos Sólidos. Lajes esteve presente com Neto Bizinho (Secretário Adjunto de Obras e Serviços Urbanos), Orlando Palhares (Secretário de Finanças) e Cícero Eleutério (Coordenador de Meio Ambiente).

Chamou a atenção as poucas cidades presentes no evento, o que preocupa os dirigentes dos órgãos ambientas quanto ao futuro do Consórcio do Vale do Assú referente ao aterro sanitário. Ao todos 24 cidades assinaram o acordo para integrarem o Consórcio, ainda poderá haver a aderência Mossoró. Depois da explanação da representante da SEMARH e da Empresa de Consultoria Brencorp, contratada para elabora os planos apresentados, foi aberto um momento para uma mesa com perguntas do público.

Durante a mesa tivemos importantes contribuições de ambientalistas, professores e secretários presentes. Algumas das discussões foram em torno do local onde será construído o aterro sanitário, também houveram denúncias locais. Outra preocupação é do Coordenador de Meio Ambiente de Assú que alertava para o alto custo para os municípios inseridos no consócio, segundo ele: "para cada tonelada de lixo depositado no aterro, cada município terá que pagar 300 reais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário