quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

ALUNOS DA UFERSA MINISTRARAM CURSO DE PRECIFICAÇÃO NA SEMAGMA

Nesta quarta 21 e quinta 22 de dezembro de 2016, os alunos Eulita, Jackson e Matheus, ambos do curso de Administração da UFERSA, estiveram ministrando um curso de precificação para pequenos produtores rurais (agricultura familiar) na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA). 

No curso os alunos/professores mostraram de que forma eles podiam acompanhar o andamento  e  o retorno de seus investimentos, assim como tabelar seus preços de forma a não cobrar muito acima do real valor, mas também para não levarem prejuízo. Trouxeram noções do que é despesa, custo  fixo e variável, investimento, diferencial do produto, formas de venda, lucro, entre outros. 

A turma apesar de pequena foi bem participativa, a ponto da aluna Eulita sugerir participação dos mesmos na Festa do Bode 2017 em Mossoró; ainda incentivou aos produtores a busca do mercado fora da cidade, usando como exemplo a COBAL. Participaram os produtores: Zé , Adriana e Luiz, ambos do Salgadinho; Zé do Mel, da Fazenda Conceição; e Graça Fernandes, da Associação Santo Expedito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário