sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

ACHADO - JORNAL O POTI, DE 1956: ITINERÁRIO DOS TRENS DA ESTRADA DE FERRO SAMPAIO CORREIA

A página Crônicas Taipuenses publicou matéria do Jornal O Poti, edição de 14 de abril de 1956 com os itinerários dos trens da Estrada de Ferro Sampaio Correia. Algumas observações podem ser feitas tais como: horários, quilometragens em relação a Natal, nome das estações, cidades com seus nomes na época, tipo de combustível.... 

Notem na página acima que na Região Central, além das estações de Lajes (Itaretama), Angicos e Oscar Nelson (hoje Itajá), também tinha paradas em Cabugi (provavelmente nas Casas de Turma ou Baracões),  Santa Cruz (Estação ainda em pé) e São Miguel; além de Fernando Pedroza que já não aparece mais como São Romão. Este era o trajeto original da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, de ponta a ponta tinha 21 locais de parada, com mais três do ramal de Afonso Bezerra. 

Obs: A estação de Macau só foi inaugurada em 23 de abril de 1962. (http://www.estacoesferroviarias.com.br/rgn/macau.htm)
O anúncio acima apresenta os dias e horários do trem no Raamal Afonso Bezerra, Lajes (Itaretama), Pedro Avelino
Esse anúncio em relação a Baixa Verde (João Câmara), traz uma evidência interessante, o aviso em negrito evidencia o tipo de combustível daquela época: o vapor que era produzido pela queima da lenha aquecendo a água.

Texto de Blog Cícero Lajes

Fonte das fotos: Facebook Crônicas Taipuenses

Nenhum comentário:

Postar um comentário