sexta-feira, 30 de março de 2018

Das Terras Onde Passei - Igreja Nossa Senhora do Rosário - Alto do Rodrigues RN

Fotos: Cícero Lajes

História da Paróquia

A devoção a Nossa Senhora do Rosário iniciou-se por meio do fundador da cidade de Alto do Rodrigues, Joaquim Rodrigues, ainda quando era apenas povoado. Para homenagear Nossa Senhora, Joaquim criou algumas incelenças, que são cantos religiosos típicos da região nordestina. Esta devoção foi passada de pai para filho, onde Álvaro Rodrigues, filho de Joaquim, fazia peregrinação nas casas com a Imagem Primitiva de Nossa Senhora do Rosário, acompanhado, muitas vezes, por Monsenhor Honório, Vigário da cidade de Macau. No decorrer das décadas a devoção a Nossa Senhora do Rosário aumentava gradativamente quando em 1956, foi concluída a construção da capela em honra a Nossa Senhora do Rosário no povoado que, em 1963, se tornaria cidade de Alto do Rodrigues. A imagem de Nossa Senhora, doada pelas filhas de Álvaro Rodrigues, Maria e Eliza em 1956, está até hoje na Paróquia.

Com a Chegada do Pe. José Luiz, primeiro padre após a construção da capela em 1957, houve um grande incentivo para criação de movimentos religiosos, como o clube agrícola, grupo de jovens da época, e estimou diversos casais ao matrimônio, onde aconteceu o primeiro casamento comunitário da capela.
Nos primórdios, a festa em honra a Nossa Senhora do Rosário acontecia nos últimos dias de outubro, onde tinha o desfile das Rainhas de algodão, onde meninas arrecadavam custos através de peditórios e era coroada rainha a que tivesse maior arrecadação. Esse era um dos meios para ajudar na manutenção da capelinha.

Em meados dos anos 60, teve inicio à Primeira Eucaristia da capela e também despertou a vocação de ser freira em uma jovem da comunidade, chamada Francisca França de Melo que, contrariada por seus pais, com ajuda dos amigos, fugiu para cidade de Assu com o desejo de seguir a vocação. Se consagrou no convento da Sagrada Familia, em Salvador/BA e passou a ser chamada de irmã Francilina.

Em 1970 foi colocado o forro de talo na Capela e construído o centro social Prof.ª Tiquinha. Em 1980 houve a visita de Frei Damião em nossas terras, no qual fez um pedido ao povo alto-rodriguense: “em nome de Deus peço ao povo do Alto do Rodrigues que reconstrua a sua Igreja”. E atendendo o pedido de Frei Damião, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi reformada e ampliada.

Em 1981 houve a primeira Crisma celebrada por Dom Antônio Soares Costa e Pe. Jaime, na época. Em 1994 foi implantado o Dízimo por Pe. Gilson de Oliveira e em 1997 foi construído o Centro Pastoral Pe. Murilo de Paiva. Em 2001 aconteceu a primeira Visita Pastoral com o Arcebispo Dom Heitor de Araújo. Em 2006 inaugurou-se a Imagem Externa de Nossa Senhora do Rosário, feita de concreto. Em 2008 houve a segunda Visita Pastoral com o Arcebispo Dom Matias Patrício e a construção da Casa Paroquial, idealizada pelos padres Moreira e Valberto. 

Até então, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário pertencia a Paróquia de São João Batista, em Pendências, quando em 2010 houve a formação da Área Pastoral de Nossa Senhora do Rosário, desmembrando-se da Paróquia de Pendências. No inicio de 2012 houve uma grande reforma no altar e na fachada da Igreja, preparando-se para o dia 10 de agosto do mesmo ano, onde houve a formação da primeira Paróquia destinada a Nossa Senhora do Rosário da Arquidiocese de Natal, ou seja, a Paróquia da cidade de Alto do Rodrigues. Em 2013 houve a construção da berlinda em frente a Matriz e em 2014 reformou-se o Salão Paroquial inferior e a sacristia.
Em 2016, ano jubilar da misericórdia, comemorou-se os 4 anos de Paróquia, 60 anos de Capela e muitas décadas de devoção à Nossa Senhora do Rosário, que tem se expandido por todas as comunidades pertencentes a cidade de Alto do Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário