sexta-feira, 22 de junho de 2018

Plantas da Caatinga - A Barriguda

Trilhando pela Serra do Bonfim, em Lajes RN, me deparei com algumas árvores Barrigudas, Não me contentei com o registro e fui buscar informações sobre a espécie. Encontrei uma boa descrição no site: http://www.bioorbis.org

Há várias espécies conhecidas como paineira no Brasil, quase todas pertencendo ao gênero Ceiba, da família Malvaceae. Mas sua característica peculiar é sua "barriga".

Família: Malvaceae

Nomes populares: barriguda, paineira-branca. 

Nome científico: Ceiba glaziovii

Bioma: Caatinga.

Informações ecológicas: Espécie decídua, heliófita, secundária, endêmica. Apresenta quiropterofilia como síndrome de polinização. Dispersão das sementes pelo vento (anemocoria).

A Barriguda (Ceiba glaziovii) é uma árvore que pode chegar a 18 metros de altura. Sua copa é ampla e bastante ramificada.

Sua característica mais notável é uma parte bem saliente (pode atingir 1,5 m em diâmetro), à meia altura de seu tronco, que lembra uma barriga. Os espinhos são uma forma de proteção. 

Essa saliência é um reservatório de água, uma das estratégias adotadas pela planta para assegurar-lhe água na estação seca. Folhas com 4-7 folíolos e flores grandes (7 cm) brancas com pétalas peludas e estrias longitudinais avermelhadas.

Perde as folhas na estação seca e floresce entre julho e outubro, e os frutos geralmente amadurecem ainda na estação seca (entre setembro e novembro).

Possui fruto em forma de pera com cerca de 10 cm e sementes imersas em uma paina (“algodão”), chamada lã de barriguda, dispersas pelo vento. A madeira é branca e mole, talvez por isto a árvore seja pouco cortada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário