segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Personalidade Lajense II - Zé Caridade

Foto: Cícero - Zé da Caridade

Nome: José Carneiro Paulo;
Apelido: Zé da Caridade;
Natural de: Ceará Mirim; nascido em: 25 de maio de 1917.

Hoje a personalidade lajense é este senhor brincalhão, "cabeça de homem e coração de menino" morador do São Judas Tadeu. Prestes a completar 94 anos (quase um século), seu Zé foi contemporâneo de vários acontecimentos como: 1ª Guerra Mundial, Tenentismo, O Cangaço,Vargas no poder, SegundaGuerra, Alzira Soriano (se elege 1ª prefeita da América Latina), Intentona Comunista, Jânio Quadros no poder, Ditadura Militar, Reabertura política e democrática do Brasil...

Por que lhe chamam de Zé da Caridade? -Por que eu sempre fui uma pessoa que fez caridade a quem necessitava de ajuda e eu podia ajudar.

Qual é o segredo para se chegar aos 94 anos com tanta vitalidade? Você não sabe mas seu pai ouviu falar de Matuzalêm, ele viveu novessentos e poucos anos usando a sombra de uma pedra (risos) -Eu nunca bebi, não passo noites em claro, trabalhei muito, ainda danço e sou muito contente.

O senhor tem planos de viver mais quantos anos? -Tenho fé que chego aos 150 anos.

Qual foi sua profissão durante o maior tempo de sua vida? -Eu fui agricultor. Ganhei um bom trocado com o algodão; em 64 colhi 184 arroba de algodão, lembro de ter ganho 500 Cruzeiros e uns quebrados.

Qual a diferença do povo de antigamente (décadas de 30, 40, 50, 60 e 70) para o povo de agora? -Antigamente o povo era respeitador, tinha vergonha na cara; hoje o filho com dez anos quer bate na mãe e usa drogas.

O que o senhor sente ao ver que quem mais trabalha é também o mais sofrido (ganha pouco)? -Acho que o maior salário de aposentadoria devia ser do agricultor. É injusto passar a vida inteira trabalhando de sol a sol e ganhar uma micharia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário