quarta-feira, 5 de setembro de 2012

VOCÊ SABIA?


Panteras Negras - A famosa saudação dos atletas norte americanos Tommie Smith e John Carlos, na Olimpíada da Cidade do México, na qual eles vestiram luvas pretas, baixaram a cabeça, fecharam o punho e ergueram o braço, custou  à dupla a expulsão da delegação dos Estados Unidos e da Vila Olímpica. O mundo não esqueceu aquele ato de 1968 e, durante muito tempo ele foi lembrado como símbolo de resistência e união do movimento negro

__________________________________________________________________


João Cândido - A Marinha do Brasil não reconhece a existência do Almirante Negro. Ele que foi o principal líder da Revolta da Chibata em 1910, em que mais de 2000 marinheiros se revoltaram contra os castigos físicos a que eram submetidos. No Rio está sendo construído um museu em sua homenagem, mas ele pode ficar pobre de acervo e a Marinha não está muito interessada em ceder documentos para o museu.

___________________________________________________________________


Carnaval - no ano de 1912 o carnaval foi realizado no mês de Abril devido o falecimento do Barão do Rio Branco. Na verdade como o barão faleceu em Fevereiro, a classe política do país decretou luto oficial de dois memes, mas o povo não respeitou e fez o carnaval (naquele tempo a maioria dos blocos não dependiam da classe política para organizar o carnaval). No país do carnaval ninguém ia deixar Fevereiro passar em branco e ainda realizaram o carnaval também em Abril.

Textos editados por Cícero Lajes
Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 6, nº 67, Abril 2011
Acervo: Biblioteca Comunitária da Escola estadual Pedro II 

Nenhum comentário:

Postar um comentário