sexta-feira, 7 de setembro de 2012

FEIRA DE CIÊNCIAS DO PEDRO II


RASCUNHO DE PROJETO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO SOBRE MINERAÇÃO

SUBTEMAS: Profissões, inflação, impactos ambientais, comércio, exploração mineral, meio ambiente, processos químicos, empregabilidade,

TÍTULO: Lajes, terra de pedras preciosas

INTRODUÇÃO:
O município de Lajes possui 668,6 km2 de extensão e é localizado na Região Central do Rio Grande do Norte, sendo seus limites ao Norte com Jandaíra, Pedra Preta e Pedro Avelino, ao Sul com São Tomé e Cerro Corá, ao Leste com Pedra Preta e Caiçara do Rio dos Ventos e a Oeste com Pedro Avelino, Angicos e Fernando Pedroza. 
Nos seu território, encontra-se a presença de diversificados minérios, o que tem atraído a nossa cidade a presença de mineradoras e profissionais que trabalham com essa atividade. Em decorrência do desenvolvimento da exploração mineral, percebe-se modificações em Lajes, especialmente em sua estrutura física, econômica e social.
A mineração é uma atividade econômica e industrial de importância significativa para a cidade de Lajes ao ponto da bandeira do município fazer alusão a esta atividade, que desde tempos mais remotos tem se desenvolvido em nosso município, afetando sua economia, sua paisagem, suas relações sociais.
O desenvolvimento social, industrial e cultural pode ser percebido com a presença das mineradoras em nossa cidade, em contrapartida com a exploração mineral que de certa forma afeta a natureza do município, nos fazendo refletir se os benefícios advindos dessa prática podem ser superiores ao seu impacto no meio ambiente.
O presente projeto de pesquisa a ser desenvolvido pela comunidade escolar visa a produção de conhecimento sobre os efeitos ocasionados pela presença das empresas de mineração que se encontram em atividade no município de Lajes.
Trata-se de um projeto interdisciplinar, no qual cada disciplina contribuirá, a partir de seus conhecimentos pertinentes, com as demais, fortalecendo o diálogo entre os diversos componentes curriculares, como compete a um trabalho desta natureza.
Como produto do projeto a ser desenvolvido, a escola propõe-se a realizar a I FECIPE (Feira de Ciências do Pedro II) uma exposição de caráter científico que visa apresentar à comunidade escolar os conhecimentos produzidos pela parceria entre os educadores e educandos.

OBJETIVOS e CONTEÚDOS:
(Após todas as disciplinas descreverem suas atividades e objetivos, elaboraremos o objetivo geral que contemplará a todas.)

METODOLOGIA
Os professores da escola, a partir dos objetivos propostos para a sua disciplina e dos conhecimentos peculiares a sua área de atuação deverão aplicar as metodologias e tratamentos didáticos adequados, visando desenvolver as seguintes atividades:
· Pesquisa sobre o tema
· Entrevistas com especialistas na área
· Aulas de campo
· Visita a cidades que tem minas ativas para observar o desenvolvimento das mesmas
· Visita a mineradoras
· Exposições e seminários voltados ao tema
· Produção cultural de cunho conscientizador (teatro, cordel, panfletagem, etc.)

AVALIAÇÃO
A avaliação adequada para o acompanhamento do desenvolvimento do projeto será de caráter qualitativo sobrepondo-se ao quantitativo, como orienta a portaria de avaliação do Estado, priorizando aspectos como pontualidade, assiduidade, participação e comprometimento com as atividades requeridas. In verbis:

Art.3. A avaliação da aprendizagem escolar orientar-se-á por processo diagnosticador, mediador e emancipador, devendo ser realizada de forma contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período letivo sobre o exame final.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:
Em construção coletiva

REFERENCIAS INICIAIS
BRASIL, Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ministério da Educação – Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.
______. Secretaria de Educação Básica. Programa Ensino Médio Inovador – Documento Orientador. Ministério da Educação – Brasília: MEC; SEB, 2009.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA. Portaria nº. 1033/2008/SEEC/RN, Artigos 3º e 4º.
Site do Sindicato Rural de Lajes
Site da Prefeitura Municipal de Lajes
<http://www.lajes.rn.gov.br/municipio/geografia.html> Acesso em: 15 de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário