sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

TURISMO NO RN - O CASTELO DE ZÉ DOS MONTES - SERRA TAPUIA - SÍTIO NOVO/RN

Texto retirado de: http://www.avalcomaticosmc.com
Fotos retiradas de: curiozzo.com / Henrique Araujo
"A história do castelo começa na década de 40, quando seu José Antônio Barreto (Verdadeiro nome de Zé dos Montes), na cidade de Pedro Avelino/RN, viu uma aparição de Nossa Senhora que conversou com ele sobre o seu destino nesta terra, que era o de construir castelos.

Zé dos Montes, ao contrário do que muitos fariam por não ter dinheiro, nem formação em engenharia ou arquiterura e até mesmo nunca ter erguido uma só parede até aquele momento, não desanimou e em 1960, decidiu que a hora de começar sua missão havia chegado, começou reformando sua casa, numa rua no Bairro das Quintas, em Natal. A casa tornou-se então um mini castelo, a partir daí novos castelos foram surgindo, mas ao descobrir a Serra da Tapuia, procurou o dono das terras e fez negócio, quando ocorreu uma coincidência. A venda só poderia ser realizada a um homem religioso, que prometesse preservar a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que ali existia, e assim mais uma promessa foi feita, tendo em 1984, começado a construção do castelo.

O castelo é simples, rústico, porém de uma beleza extraordinária. Cheio de labirintos que são acrescentados aos poucos e parece que dificilmente se contentará com o fim da construção, que têm sintônia ou tendência de nenhum estilo. As torres são pintadas de cal branco e lembram os castelos europeus, bem como o Castelo dos Mouros, de fundação mulçumana, datado século IX em Cintra, Portugal. Porém, percebe-se que o objetivo do seu Zé dos Montes não era realizar uma obra de arte arquitetônica e sim, apenas homenagear Nossa Senhora a qual era devoto.

O Zé dos Montes mora numa casa que foi construida em cima de uma grande pedra, onde permanece por vários dias.

Para chegar ao local, que é mais uma alternativa de turismo e lazer, um passeio com a família ou amigos e até mesmo com alunos, siga pela BR-226. Quando chegar a Tangará siga direto até o final da avenida principal. Na lanchonete “Dois Irmãos” entre a direita com destino a Sítio Novo, de Tangará até o castelo são 25 km, e para acessar o castelo custa R$ 05 (cinco) reais por pessoa."
Casa onde mora seu Zé, construída ao lado do castelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário