sexta-feira, 27 de setembro de 2013

CULTURARTE DO EEFOC - CUBA

Cuba é um país que fascina não só pela sua cultura e belas paisagens, sua própria história política consegue apaixonar ideologistas no mundo inteiro. Como uma Ditadura consegue ser livre do analfabetismo? Ter uma potência no esporte e ter uma das melhores saúde pública do planeta? Como bem observou o professor Lourenço: "o fim da União Soviética abalou a economia cubana, mesmo assim há no país investimentos no país que voltado para a população." 


A escola EEFOC abordou todos esses temas e seus alunos fizeram bonito. Gostei das maquetes, desenhos, apresentações culturais, mas principalmente: da apresentação dos alunos e seus respectivos temas. A Escola apresentou desde sua história política em uma linha do tempo, aspectos geográficos e culturais, até a gastronomia. Uma ilha com pouco mais de 11 milhões de habitantes, é o espelho do Comunismo - sistema que rivalizou durante décadas com o Capitalismo no mundo mas hoje agoniza - mesmo sendo uma ditadura encontra defensores no mundo inteiro por oferecer aos seus cidadão os serviços básicos que a maioria dos países democráticos não consegue oferecer e que a ditadura brasileira também não conseguiu.

Quando estive em São Paulo perguntei a uma cubana se ela não sentia falta da democracia em Cuba, ela respondeu: "Em Cuba temos direito a educação, saúde, esporte, alimentação... Isso pra mim é democracia." 

Sala representando a saúde cubana
Apresentações culturais

Linha do tempo

Charge desenhada por Santhiago e pintada por João Augusto Marques, representa as fazes caricaturadas de Fidel e o Imperialismo Norte americano no tempo de Fulgêncio Batista, ou mesmo o embargo econômico imposto à Cuba.

Personagens políticos

Literatura
Acima: escola cubana; abaixo: hospital cubano

Sala com esportes em que Cuba é elite: Beisebol, boxe, atletismo, vôlei de quadra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário