sábado, 14 de setembro de 2013

É CANELINHA OU NÃO ÉÉÉÉÉÉ? PATRIMÔNIO CULTURAL DE LAJES COMPLETA 50 ANOS

Imagem retirada do Blog Foco Sertanejo

Lembro-me que quando ainda era criança e compreendia pouca coisa dos fatos sociais, minha mãe me levava para os comícios que tinha um locutor tabacudo (perdoe a expressão) capaz de estourar uma boca de difusora com apenas uma pergunta: "é ele ou não ééééé?" 

Enquanto ia fazendo a locução animando o povo lembrando o nome e número dos candidatos, o locutor canelinha cantava algumas marchinhas que haviam se tornado bordões como esse: "ei, você aí! Me dá um dinheiro aí!" Nesse tempo vivíamos a bipolaridade partidária que se alternava no poder: Bacurau (MDB/PMDB) e Arara (ARENA/PDS/PFL/DEMOCRATAS) tempo em que o eleitor brigava e votava pela cor do partido.

Dando um show a parte, o velho Canela já era ameaçado de levar surras. Outra frase de Canelinha bem característica é: "quando tô, tô; quando não tô, não tô". Ele  a utilizava  porque no jogo político - natural para a função que ele desempenhava - em algumas eleições ele estava no palanque da situação, e em outras na oposição. O fato é que seu timbre de voz e a forma com que ele fazia acontecer os comícios, o tornaram um PATRIMÔNIO CULTURAL DE LAJES,  título que ninguém outorgou mas que sabemos ser merecedor.

Radialista, colunista de jornal impresso, blogueiro, mestre de cerimônia, repórter, cronista  e locutor. São profissões que marcam um pioneiro na comunicação de Lajes, F. Cruz (Canelinha). Parabéns!

Um comentário:

  1. Grande Canelinha, iniciou narrando jogos na quadra de esportes, na Praça Januário Cabral, uma simples brincadeira, foi desenvolvendo e tornou-se, com fala o Cícero, Patrimônio Cultural de Lages. Parabens Canelinha, Parabens Cícero.

    ResponderExcluir