quarta-feira, 30 de outubro de 2013

AULA DE CAMPO COM ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA MARTA BEZERRA

Hoje tive a satisfação de acompanhar alguns alunos da Escola Marta Bezerra juntamente com os professores Abraão Marques, Aldenoura Camilo e Dalvanete. Nossa expedição foi rumo ao Olho D'água Maria Xavier dentro de um projeto da disciplina de Ciências sobre a fauna e a flora da caatinga.

No trajeto dei algumas explicações dos nomes de algumas plantas que encontramos pelo caminho: catingueira, pêlo, jurema, macambira, explicando a diferença entre o xique xique, o facheiro e o cardeiro (mandacaru). Com relação à fauna, levei uns exemplares de insetos e a carapaça de um cágado para os alunos observarem.

O sol estava castigante mas ocorreu tudo bem, o maior problema foi passar o mata-burro que está com um dos lados empenados. Outro susto se deu com um animal silvestre que mais admiro, a raposa: pois uma nos presenteou com sua aparição no primeiro contato de alguns alunos com este animal em seu habitat natural. O problema é que ela estava como costumamos chamar: "doida", e avançou encima dos alunos, então tive que por fim a vida dela para preservar a dos alunos.

Atenção! A raposa é um animal dócil e prefere fugir do contato com humanos, no entanto quando está "doida", seus instintos fazem ela atacar tudo que encontra. Quando você se deparar com uma: observe se ela está babando, com a traseira baixa, ou se vem em sua direção em velocidade. Caso isso aconteça fique munido com algum pedaço de pau ou pedra, do contrário, pode deixá-la ir embora. Não a persiga nem a mate sem precisão!

Fotos: Aldenoura Camilo e Abraão Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário