quarta-feira, 26 de março de 2014

PATRIMÔNIO HISTÓRICO EM GUAMARÉ: CAPELA E CASARÃO

Em passagem pela BR 406 na altura de Jandaíra, o professor de artes e diretor de teatro Fábio Fernandes, registrou em fotos uma capela que ele identificou sua arquitetura seguindo os padrões arquitetônicos do século XIX e, pelo menos por fora encontra-se bem conservada.

Já um dos casarões é datado em sua fachada de 1939, encontra-se abandonado, uma pena pois O tombamento aqui é quando depois de muito tempo eles desabam e tombam literalmente. Aqui em Lajes quando não têm sua fachada descaracterizada eles são totalmente modificados, pelo jeito em Jandaíra não é diferente, afinal essa prática é comum a quase todas as cidades.

Quando um documento histórico (seja escrito ou não escrito) deixa de existir, a memória de um povo desaparece com ele até que alguém consiga resgatar mesmo que com as falhas do que se cria a posteriori daquilo que se perdeu e sua história só é possível através de fragmentos nem sempre confiáveis como é o caso da memória popular, esta é muito importante porém algumas ganham asas que deixam em dúvida sua veracidade.

Fotos de Fábio Fernandes


Rita De Cassia Lemos "Pois é rapazes! Esse prédio era o grupo escolar da fazenda que na época pertencia ao Ministério da Agricultura e continuou funcionando até 1994, onde estudei por dois anos. Atualmente encontra-se nas limitações do município de Guamaré. E a administração da fazenda é de responsabilidade da EMPARN. Passear pela fazenda é reviver um pouquinho da história da região."

Nenhum comentário:

Postar um comentário