segunda-feira, 31 de março de 2014

REPÓRTER TÁRCIO ARAÚJO ESTEVE EM LAJES PREPARANDO O CURTA: ABOIO (A POESIA DO VAQUEIO)

Fotos de Tárcio Araújo
Foto 1: Geraldo Raposa e dona Laurita entrevistados por Tárcio Araújo

O jornalista Tárcio Araújo esteve visitando Lajes este fim de semana levantando informações e fazendo entrevistas com vaqueiros da cidade para a produção de um curta metragem, estilo documentário: Aboio (a poesia do vaqueiro), através do Projeto do Ministério da Cultura “Revelando os Brasis”, Instituto Marlin Azul.

Este curta será exibido em praça pública com a presença de todos os vaqueiros, com uma estrutura de telão, som e cadeiras disponibilizados pelo projeto.  Durante o fim de semana estivemos o blogueiro Washington Fernandes e eu acompanhando Tárcio, para nos inteirarmos do projeto e darmos nossa contribuição para a produção deste importante material. Trata-se de um registro para a eternidade de uma cultura que dentro de algumas décadas estará tão modificada que talvez não tenha nem o mesmo nome.

Ainda temos vaqueiros à moda antiga, que buscam boi brabo dentro da caatinga, encima de serras, cortando sodoro... Porém podemos afirmar que por muitos motivos (a maioria bons), este tipo de vaqueiro está desaparecendo e por isso é fundamental que se guarde em documento o dia a dia desta classe, uma rotina tão antiga quanto a chegada dos primeiros rebanhos no sertão nordestino.

Aguardem mais postagens relacionadas!

Foto 2: Vaqueiro Celso

Foto 3: mudança de tradições: o avô mexe na cela e o neto no computador

Foto 4: cavalete com as selas

Foto 5: Vaqueiro Oto Faustino em seu cavalo

Foto 6: Vaqueiro Oto com garrote

Foto 7: Veinho e seu cavalo, vaqueiro e aboiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário