terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O GUARDIÃO DO AÇUDE DO PINGA, CERRO CORÁ RN

A equipe do Blog esteve ontem na ponte do Pinga. Aproveitou a ida para entrevistar um “velho guardião do açude”. O açude do Pinga foi uma obra realizada no governo do General João Batista Figueiredo, o último governo militar do Brasil. Foi inaugurado em março de 1983 quando José Agripino Maia era governador do estado. O açude, construído para amenizar o impacto da seca, tinha o objetivo de abastecer a cidade de Cerro Corá, coisa que acontece até hoje. O pinga tem capacidade para acumular até 4.000.000 m3.
  Acontece que emerge sobre as águas tranquilas do Pinga, no plano sudoeste, um monte que forma uma belíssima ilha (quando o açude armazena mais de 50% do seu volume). Dessa “ilha” é possível vislumbrar toda extensão do pinga, em um belíssimo visual que mais parece um mirante, onde tudo se conflui em um contrastante cenário formado pelas belezas naturais, tais como: Serras, vegetação, céu e água. É nessa ilha paradisíaca, onde reside, há 25 anos, o “Guardião da Ilha”, o senhor Joaquim Canário de Brito, popularmente conhecido por Sargento Canário.
   Ele conta que construiu sua casa, na ilha do pinga, depois que saiu do exército. Com 78 anos, ele disse que leva uma vida solitária e pretende vender sua casa no alto da ilha. Os interessados pode ligar para o nº 9423-4379. É uma ótima oportunidade. 

Nota do Blog Cícero Lajes - Nessa segunda, 23/02/2015, a CAERN divulgou que o açude secou e por isso as cidades de Bodó, Florânea, Lagoa Nova e São Vicente e Cerro Corá, passarão por um rodízio no abastecimento que virá da Adutora Serra de Santana.
Foto abaixo retirada do Blog: Cerro Corá News
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário