quarta-feira, 4 de março de 2015

MEMÓRIA DO ESPORTE LAJENSE: “NEGUINHO DE DENGO” MARCOU ÉPOCA NO FUTEBOL DE LAJES E VIVE HÁ 35 ANOS EM MOSSORÓ

Reportagem: Tárcio Araujo “NEGUINHO DE DENGO” MARCOU ÉPOCA NO FUTEBOL DE LAJES E VIVE HÁ 35 ANOS EM MOSSORÓ 
 
Em Lajes, certamente poucos se lembrariam de Raimundo Pedro dos Santos, mas se chamarem de “Neguinho de Dengo”, facilmente será identificado por aqueles que tem acima de 40 anos. Isso porque Neguinho, é filho do velho Francisco Pedro dos Santos, ( O Dengo ) como era chamado pelos moradores de Lajes na Década de 70. 
 
Eu já ouvira falar sobre seu pai, o velho “Dengo”, sempre quando o assunto era o Futebol de Lajes das antigas, mas nunca tive a oportunidade de conhecer nenhum deles, nem o pai nem o filho. Quis o destino que “Neguinho de Dengo” viesse a trabalhar na mesma empresa onde atuou. Como uma grata surpresa, me deparei com o personagem dessa matéria em serviço pela TCM ( TV Cabo Mossoró ) e numa conversa despretensiosa descobri que ele era o “Neguinho de Dengo” ex-morador de Lajes”. Antes de me ater ao “Neguinho de Dengo” vou contextualizar o leitor sobre a figura do pai dele: O velho “Dengo” foi um comerciante de destaque no município durante a década de 70 do Século XX. Oriundo da Cidade de Dona Inês na Paraíba ele chegou a Lajes em 1967, logo em seguida trouxe também mais duas famílias que fizeram vida nas terras do Cabugi; o ex-vereador Juvenal Laureano e o Senhor Chico Paraibano. 
 
Durante toda a década de 70, sêo “Dengo” ( pai de Neguinho), foi comerciante e diretor de Futebol do Lajes Esporte Clube. Neguinho conta que o velho tinha um caminhão que fazia as feiras na Região durante a semana. Aos Domingos, o mesmo veiculo era o transporte oficial do Lajes Esporte Clube para os jogos fora da cidade. “Era um tempo bom, por muitas vezes meu pai bancava do próprio bolso o combustível para os jogos do Lajes. Ele fazia por amor à cidade e ao futebol”. Lembra Neguinho de Dengo. 
 
Já “Neguinho de Dengo” foi um dos jogadores de grande destaque na região. Lembro-me das conversas com Canindé Cabeludo que sempre enfatizava o nome dele como um jogador valoroso dos bons tempos do futebol local. Atuando como lateral direito ele foi considerado um dos melhores da posição. Os futebolistas mais antigos de Lajes devem lembrar bem. Em 1980 seu “Dengo” mudou-se para Mossoró onde deu sequencia à vida de comerciante. Neguinho seguiu outros caminhos, entrou para a comunicação onde atuou por mais de 25 como sonoplasta das principais emissoras de rádio da cidade, num período áureo do rádio mossoroense. Ele trabalhou nas rádios Tapuyo ( RPC), FM 93 e Rádio Libertadora AM. Hoje neguinho integra os quadros da TV Cabo Mossoró como técnico do setor de instalações. 
 
Em Mossoró ele é conhecido como “Paraiba”, mas apesar do tempo e da distancia, “Neguinho de Dengo” mantém viva a identificação e o carinho com a cidade de Lajes. “Foram os melhores anos de minha vida”. Revela emocionado. Ele conta que era um grande prazer na época, jogar futebol no antigo campo de Dedim e na quadra central. Também Lembra que ainda jogou em times de destaque à época como o Guarani de Doca Firmino, o Lajes de seu Otávio e o time do saudoso Raimundo Pãozeiro. Entre os amigos daquele tempo, ele lembra o parceiro “Neguinho de Erecina”, Galego e Paulinho de Paulo do Foto, além de Geraldinho e Gilson Simplicio. 
 
Considero importante trazer o registro de pessoas que marcaram de alguma maneira a história do município de Lajes. Através de suas vivencias pessoais e profissionais criaram vínculos que perduram até hoje e isso não pode ser ignorado. Na próxima reportagem vou trazer um material sobre o senhor Francisco Pedro dos Santos (Dengo), e toda a sua história durante o tempo em que viveu em Lajes. Espero que gostem !
 
Por: Tárcio Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário