quarta-feira, 13 de maio de 2015

TRADICIONAL SUBIDA À CAPELA DA SERRA DO FEITICEIRO - LAJES RN

No dia 3 de maio aconteceu a tradicional subida à Capela da Divina Santa Cruz na Serra do Feiticeiro. Havia muitas pessoas de várias cidades do RN e também da cidade de Lajes, entre devotos e aventureiros.

No ano de 1903 um garoto chamado José de Alexandrino subiu a serra acompanhando um rebanho de cabras e se perdeu por lá. Seu corpo foi encontrado três dias depois, no dia 3 de maio, no local que ficou conhecido como “pedra do anjo”. Nessa pedra foi fincada uma cruz e anos depois foi construída uma capela por populares que sobem a serra para fazer ou pagar promessas, como é costume entre os católicos. Antigamente, e até por volta de 2004, muita gente fazia a caminhada à noite e a pé, saindo do Bairro Boa Esperança, passando na fazenda Vaca Morta e Comunidade Boa Vista. Atualmente as motos e os carros ficaram mais acessíveis, culminando no fim dessa tradição e no surgimento de outras, como a cavalgada, a caravana de moto e o trabalho pedagógico da Escola Estadual Pedro II.

O perfil dos que visitam a serra também mudou com o tempo, se antes eram somente fieis, atualmente há muita gente que vai pelo lazer e para a interação com outras pessoas. Na comunidade Boa Vista uma efervescência toma conta do local com realização de festas ao som de sanfoneiros e, este ano foi realizado um bolão no recém construído Parque Lenivaldo.

Crítica
Em alguns anos o poder executivo municipal dar um suporte, em outros deixa a desejar. Este ano mesmo não havia tambor para se colocar lixo e também não havia ambulância até o momento em que fiquei lá, uma pessoa inclusive teve um desmaio na subida. Há tempos sonho com a construção de uma escadaria, usando pedras do local mesmo, facilitaria a subida de muitos idosos, alguns com mais de 80 anos, além de preservar a subida que já está bem desgastada, a erosão o tornou um riacho. "Pra não dizer que não falei de flores": passaram a máquina nas estradas de acesso à serra.
Muita gente vem de carro por Boa Vista ou pela Fazenda Itapetinga
costume judaico/cristão adaptado para a caatinga: pessoas colocam pedras na umburana, esse gesto costuma ser nas cruzes.
Capela da Divina Santa Cruz
Turma das motos
Cavalgada
Forró pé de serra em Boa Vista
Bolão de Vaquejada no Parque Lenivaldo

Um comentário: