segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Eloy Cia Teatral Apresentou: Os Mistérios da Rabeca

 A Eloy Cia Teatral deu mais um espetáculo, dessa vez no dia 08/08/2015, na Casa de Cultura Popular. Os Mistérios da Rabeca trouxe mais um texto de gargalhadas e reflexões do passado e atualidade. O enredo se desenrola com a morte do bando de Lampião e a tentativa destes entrarem no céu, tendo como barreira a presença de São Pedro (que na fé católica é o porteiro do céu), que pede ajuda a outros santos para impedir a entrada de ambos por serem criminosos. 

A partir daí o diretor e roteirista Fábio Fernandes colocou na fala dos personagens reflexões bastante oportunas do que está entre o céu e a terra, bem como os problemas sociais, especialmente estes que os jornais sensacionalistas exploram diariamente, como é o caso da violência; a fé também foi um elemento no ato em que se desenvolve a aparição de Nossa Senhora, que compadece-se do bando,  e Padre Cícero, ao qual Lampião se redime. Lembremos que nos textos e filmes históricos os cangaceiros aparecem muito devotos de santos.

Como o nome da peça sugere, há constantemente o fundo musical de uma rabeca enquanto dar-se os questionamentos sobre a morte, a fé, a ressurreição, a salvação, a luta diária do sertanejo, etc. Fábio fez uma mistura bem interessante como é comum em suas peças: atos com cenas em grupo e monólogos, com uma personagem que narrava o desenrolar da peça e, no finalzinho uma reflexão de Lampião olhando para sua arma e se perguntando de que tinha valido a pena tudo que viveu e pelo que lutou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário