segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Sacerdotes da Antiguidade: poder e influência

Nota de Cícero Lajes - Se os sacerdotes de hoje tal qual nós conhecemos são bastante influentes no meio social, na antiguidade não era diferente, uma vez que a historiografia aponta a presença destes nas primeiras aldeias e cidades da Mesopotâmia. Lembremos que as sociedades da antiga mesopotâmia eram politeístas (acreditavam em vários deuses) e haviam também sacerdotisas.

"Além das funções religiosas, os sacerdotes do templo também exerciam atividades econômicas. Com as oferendas recebidas dos fiéis, acumularam rico patrimônio em terras, rebanhos, plantações e oficinas artesanais. Desenvolviam também um ativo comércio com as regiões vizinhas."

"Para controlar a contabilidade do templo (relação de produtos, recebimentos, pagamentos, empréstimos), os sacerdotes foram desenvolvendo um sistema de escrita e numeração.."

"Em razão de seu poder religioso e econômico, muitos sacerdotes teriam exercido grande influência política na Mesopotâmia, sobretudo nas sociedades sumérias."

"... Com  o tempo, esse comandante e sacerdote ampliou seus poderes e tornou-se uma autoridade permanente. Supõe-se que seja uma das possíveis origens da figura do rei."

Fonte: COTRIM, Gilberto, 1955-. Historia Global - Brasil e Geral - volume único - 8. ed. - São Paulo: Saraiva, 2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário