quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Frases sobre Bajulação

  • O homem, por natureza, é levado a desprezar quem o bajula e a admirar quem não se mostra condescendente.Tucídedes
  • O adulador é um ser que não tem estima nem pelos outros, nem por si mesmo. Aspira apenas a cegar a inteligência do homem, para depois fazer dele o que quiser. É um ladrão nocturno que primeiro apaga a luz e em seguida começa a roubar.D. Fonvizin
  • A bajulação pode ser admissível no caso de incentivar e promover a paz.Textos Judaicos
  • A lisonja corrompe quem a recebe e quem a dá; e a adulação não é mais útil ao povo do que aos reis.Edmund Burke
  • Ninguém é mais adulado que os tiranos: o medo faz mais lisonjeiros que o amor.Marquês de Maricá
  • Os amigos me adulam e me fazem de asno, mas meus inimigos me dizem abertamente que o sou, de forma que com os inimigos (...) aprendo a me conhecer e com os amigos me sinto prejudicado. (Noite de Reis)William Shakespeare
  • Melhor é ser atirado entre os leões do que entre os aduladores: Os leões nos matam rapidamente; os aduladores, aos poucos.Augusto Cury
  • Me julgam metida por não ser bajuladora, me julgam má por não ser hipócrita e se julgam justos o sufiente para me julgar.Sabina Alves
  • Não há outro meio de guardar-se da adulação, a não ser fazendo com que os homens entendam que não te ofendem dizendo a verdade; mas quando todos podem dizer te a verdade, passam a faltar-te com a reverencia. (O Príncipe)Maquiavel
  • Livre-se dos bajuladores. Mantenha perto de você pessoas que te avisem quando você erra.Barack Obama
  • Quando casualmente a adulação não consegue o seu fim, a culpa não é dela, é do adulador.Duque de Lévis
  • A adulação mais perigosa de todas é a inferioridade do meio que nos rodeia.Madame Swetchine
  • Os males da vida são os nossos melhores preceptores, os bens, os nossos maiores aduladores.Marquês de Maricá
  • Adular os tolos é um meio ordinário de os desfrutar; os velhacos empregam-no eficazmente.Marquês de Maricá
  • Para os aduladores não há rico tolo nem pobre discreto, porque têm óculos de vista larga com que se representam as coisas.Mateo Alemán
  • A adulação liga-se sempre à ambição; porque é de todas as paixões aquela a que a lisonja dá mais prazer.Oliver Goldsmith

Nenhum comentário:

Postar um comentário