sábado, 22 de agosto de 2015

Lajes Perdeu Mais um Patrimônio de Sua Cultura: Descansa em Paz Geraldo Pintado

É meus amigos, não há como nos acostumarmos às perdas humanas, perdemos mais uma figura que vai deixar saudades. Quem vai se acostumar visitar a feira livre sem sua presença? Quem passará em frente a sua casa e não lembrará de você? Quem um dia o conheceu e não parou para ouvi-lo? Um homem honesto, assim como sua esposa, dona Francisca, que juntos deram uma das melhores criações que vi um pai e uma mãe de uma pequena cidade dar aos seus filhos; batalhador, generoso, nunca esquecerei os cozinhados de feijão que  minha mãe apanhou lá no roçado sem lhe ser cobrado nada, por pura generosidade. E as brincadeiras com a molecada da vizinhança: Klicio, João Maria, Oliveira, Kleberson, Wellington, Tácio, Tiago.

Esteja em paz Geraldo Pintado, e que sua família esteja confortada, momentos como esses são difíceis nunca nos acostumaremos, o que nos conforta é o prazer de ter conhecido uma alma tão boa. Geraldo havia sido matéria no início do Blog Cícero Lajes, vejam!

Patrimônio Cultural do Nordeste/Lajes II
Foto: Cícero - Geraldo Pintado/Vendedor de Ervas Medicinais

Geraldo da Silva (Geraldo Pintado), começou vender ervas medicinais e outros produtos naturais desde 1992 por intermédio de seu sogro, José Francisco (Zé do Mel) quando este adoeceu, hoje falecido. Só pra se ter uma ideia, seu Geraldo vende: alecrim, semente de imbira, semente de cumarú, bregera, acena, erva doce, casca de caraúba, folha de eucalipto, papaconha, raiz de urtiga branca, semente de pião manso, sabugueira, canela da Índia, canela do Mato Grande, camomila, cravo, caroço de mamona, bordo chá preto, semente de girassol, anil estrelado, chá preto, bordo, mel de Jandaíra, mel de Rajada, mel de furo... 

Curiosidades: Muitos produtos que ele vende já eram comercializados entre os expedicionários portugueses e espanhóis, antes e depois da chegada ao continente americano; alguns de seus produtos só ele tem aqui em Lajes; cada produto tem seu lugar específico de cultivo, mas sua maioria se dá no Nordeste ( mato grande, agreste, sertão, serras, vazantes de açudes...).

Geraldo ainda tem esperanças quanto ao futuro de sua profissão pois ele mesmo diz que a medicina vem comprovando os benefícios das ervas medicinais, e também porque os remédios distribuídos pelos governos "gratuitamente" ainda são poucos. "Deus deixou a cura pra nós e pros animais. Você não vê um burro na farmácia... Quando um cachorro está com dor de barriga ele come o capim."

Estudou até a 5ª série primária e se contenta por ter aprendido de verdade aquilo que estudou. " a professora só ensinava uma letra quando via que nós tinha aprendido fazer aquela que ela tinha ensinado. O Descobrimemnto da América, até onde eu estudei está todinho na minha cabeça. As quatro operações eu faço tudim sem precisar de calculadora."

Mesmo não tendo estudado muito, os filhos de seu Geraldo têm um bom currículo educacional e profissional e sua esposa concluiu o Ensino Médio. Ele atribui isso ao esforço de seus filhos e às oportunidade que apareceram. "Eu tinha um filho que trabalhava comigo na agricultura, quando um dia ele olhou pras mão cheias de calo e disse: papai isso não é vida pra mim não. A partir daí ele se dedicou aos estudos e ingressou na carreira militar em que estar até hoje."

Cícero: quero dizer pra vocês o quanto me emocionei ao transcrever essa última fala de Geraldo Pintado, porque essa é uma realidade que bateu a porta de muitas famílias do Nordeste - inclusive a minha - mas através do estudo puderam dar uma nova significação pra suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário