terça-feira, 25 de agosto de 2015

Pedro II - Experiências da FECIPE 2015

A Feira de Ciências da Escola Pedro II, edição 2015, apresentou algumas experiências interessantes. São simples porém eficazes naquilo que pretendem demonstrar. Veja algumas!

*Benefícios do fumo - O ato de fumar é prejudicial e hoje quase ninguém discorda, porém o fumo em si pode ser usado de várias formas para ajudar o homem. Na experiência abaixo os alunos fizeram uma mistura de água e fumo para demonstrarem como pode ser possível fazer o controle biológico de pragas (inseticida natural).

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*Filtragem de água I - Há várias formas de tornar a água potável, ou pelo menos diminuir de forma significativa as impurezas que a mesma contém. O grupo abaixo demonstra uma forma de fazer a filtragem da água barrenta que encontramos em cacimbas, poços, barreiros... utilizando cascalho, areia grossa, areia fina e carvão.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*Adubo orgânico com fezes de animais - Essa atividade já é desenvolvida pelo homem do campo sertanejo e aquelas pessoas que têm hortas no quintal de casa na zona urbana. Como a grande maioria dos animais daqui também se alimentam de matéria orgânica da própria caatinga, suas fezes são ricas em nutrientes necessários ao crescimento de vegetais consumidos pelos seres humanos. Na experiência abaixo os alunos plantaram coentro no mesmo dia adubados com três estercos diferentes: caprino, bovino e ovino. Eis na foto o resultado após 21 dias.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*Reciclagem de papel - O grupo abaixo utilizou um liquidificador, água e uma tela para triturar e filtrar o papel, depois de moído este passa pela peneira na qual a água escorre e o material depositado fica unido formando um novo material.
Observe: os alunos utilizaram referências da Internet pois as ideias já são patenteadas. Acabei esquecendo de pegá-las com os mesmos, mas fica o registro. Parabéns pelas pesquisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário