quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Morre Dona Jovelina. Ela tinha sido matéria do Blog Cícero Lajes em 2011

 Dona Jovelina

Nome: Jovelina Alves do Nascimento
Idade: 93 anos, completará 94 em 31 de Janeiro
Local de nascimento: 2 Irmãos, fazenda do avô materno, Manoel Francisco.
Esposa do já falecido Mamede Rodrigues do Nascimento.
Alcançou a bisavó materna,Maria Romana que era parteira.
Mãe de Beca (esposo de Maria José e pai de Miquéias e Melquíades)
Irmã do Poeta Antônio Cruz e Benedito Cruz (este já falecido).

Qual é a lembrança mais marcante do seu tempo de jovem?
- "Sofrimento pela seca; não tinha trabalho; ninguém conhecia governo nem deputado. A gente armava quixó pra pegar preá, queimava sodoro, apanhava algodão... No tempo das emergências a gente fazia açude, Laginha e Caraúbas foram feitos na emergência." (para os leitores mais novos, a emergência era um projeto do governo para empregar nordestinos em grandes períodos de seca).

Melquiades falou que a senhora só gosta desse modelo de vestido. Por quê?
- "Desde a juventude só uso esse modelo, não uso roupa feita." Melquiades: - "Ela compra o tecido e a gente manda a costureira fazer."

Seu esposo tinha um caminhão para transportar o pessoal da feira não era?
- "ele trabalhou de 44 a 52 em  caminhão de Pedro Tavares (pai de Abílio Arruda/Pipiu) e de Olímpio Pegado. Depois ele comprou um caminhão e fazia a feira de Caiçara, Cerro Corá e Currais Novos."

O povo conta que os pais de antigamente eram rígidos. Os seus eram?
- "Meu pai não, ele era meio desmantelado mas minha mãe era de leis, aconselhava. Assim mesmo se meu pai tivesse conversando com outra pessoa ninguém se atrevia passar no meio, tinha que arrodear."

Como era o namoro de antigamente?
- "Quem era doido de ficar perto do namorado?! de oito em oito dias era que os namorados se viam, era por cima da cerca como diz o cantador. O avô de Socorro Soares foi quem pediu a meu pai para meu esposo casar comigo, porque ele não teve coragem."

Naquele tempo as parteiras eram chamadas de mãe, um exemplo é Mãe Dorinha. A senhora a conheceu? - "Conheci. Essa mocidade de 30 a 60 anos ela pegou quase tudo. Naquele tempo não tinha médico; Uma vez o pai de Manoel Justino foi mordido de cachorro e teve que tomar uma vacina em Recife; As mães tinham muitos abortos; eu tive cinco e se criaram três.

Obs: Apesar da idade dona Jovelina tem uma memória ótima e não acredita nessa história de caduquice mas sim esclerose; sua própria casa é um patrimônio arquitetônico de Lajes e também um belo museu, pois ela tem vários objetos de décadas mais remotas como: relógios, fogão à lenha, cama de ferro da década de 50 (e de segunda mão comprada de Antônio de melo) e cômoda pote de barro...
Casa de Dona Jovelina

Alguns objetos de sua casa são bem antigos, um verdadeiro museu. Confira aqui!

Nota de Cícero em 2015 - Hoje, 05/08, me chega a notícia que Dona Jovelina faleceu aos 97 anos. Descanse em paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário