quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A PRIMAVERA E A CARAIBEIRA (IPÊ AMARELO)

A caraibeira (craibeira, ipê amarelo, caraúba), é uma das poucas plantas que costumam entrar em sintonia com a primavera na caatinga. Essa estação é famosa pela quantidade de flores que as plantas expõem, mas como o Brasil é um país continental seu clima não é homogêneo, logo suas estações não são bem definidas em todas as regiões do país, ou pelo menos não ocorrem em simetria.

No semi árido nordestino as únicas estações bem definidas são Inverno e Verão, e aqui acolá ainda se misturam, seja nas grandes secas cíclicas ou nas "chuvas de verão". É justamente no inverno que a maioria dos vegetais da caatinga exibem suas flores, aproveitando a maior quantidade de água disponível e assim facilitando a polinização destas por uma gama de insetos.

Mas a caraibeira é uma das plantas que fogem à regra, talvez por não ser exclusiva do bioma caatinga, ela também perde suas folhas mas não no mesmo período das demais xerófilas. Nesse período algumas caraibeiras já perderam suas folhas mas a maioria conservam e exibem suas flores amarelas dando um destaque na paisagem da caatinga em plena prima vera. Trata-se de uma planta que gosta muito de água e é mais comum nas margens de rios e riachos.

 

Um comentário:

  1. Linda e com a Serra do Feiticeiro ao fundo enche minha'lma através dos meus olhos. Bela foto Cícero sou apaixonada pela Caatinga e encantada com a majestosa Serra. Sempre que passo na BR não me canso de admirá-la e lembrar que ela já foi campo de estudo para meus alunos.

    ResponderExcluir