segunda-feira, 30 de novembro de 2015

AVES DA CAATINGA: ENCONTRO COM UMA NAMBU, LAMBU, INHAMBU...

Nota de Cícero Lajes - A nambu É uma ave conhecida por dar grandes sustos na gente, quando caminhamos displicentes pela caatinga elas costumam sair do chão voando e fazendo um grande barulho. Até você se dar conta do que se trata o coração está quase saindo pela boca.

Nambu". Aves da fam. Tinamídeos, gên. Crypturus (veja também "sururina" assim como "macuco", pois as espécies do gên. Tinamus na Amazônia também são "inambus"). As 14 espécies brasileiras deste gênero representam um tipo homogêneo quanto ao feitio, variando apenas de tamanho e um tanto no colorido. Algumas espécies são de cor uniforme, outras têm abundantes desenhos de linhas escuras no dorso e sobre as asas. A cauda ou falta ou é representada por penas tão curtas, que as coberteiras as escondem.

Os dois sexos quase que não se diferenciam. São aves que vivem no chão, alimentando-se de frutos e sementes; voam pouco. Os ovos são lisos e lustrosos, de cores verde-azulada ou branco-chocolate.
Conquanto, pelas suas dimensões menores, estas aves não proporcionem ao caçador tanta carne como os mutuns e jacus, a caça aos inambus é das mais apreciadas. E onde ainda haja matas, nas quais ao menos nos meses da procriação seja proibido perseguir as aves, é fácil abater pelo menos alguns inambus em uma manhã.

Quem souber "piar" (ou com o pio apropriado ou simplesmente soprando no côncavo das mãos, de modo a produzir o som adequado), consegue atrair a caça, escondida no mato. Aproximando-se aos poucos e respondendo sempre ao suposto companheiro, a ave chega a pousar tão perto do caçador que este às vezes fica sem saber como deve atirar. Cada espécie de inambu pia de modo diverso, porém todas elas emitem apenas assobios curtos, cheios e sonoros, repetidos no mesmo tom ou formando escala ascendente ou descendente.

Os pios das duas espécies mais comuns no Sul, o "guaçu" e o "chororó", imitam-se bem assobiando e mantendo um pouco de saliva na ponta da língua encurvada, para assim emitir som trinado.
A espécie maior assobia uma escala ascendente, a menor, ao contrário, desce a escala cromática e ambas apressam os intervalos e a duração das notas finais. Conquanto piem principalmente de manhã e à tardinha, também durante o dia se lhes ouve a voz.

0 "jaó" que pertence ao mesmo gênero, emite apenas 4 notas, também apressadas no final. As crianças facilmente apanham os inambus, armando laços em lugares previamente cevados. Alguns grãos de milho conduzem a ave para o laço, armado um pouco à margem do trilho, para que fique ao abrigo dos transeuntes. Uma varinha flexível mantém distendido o fio, armado como uma ratoeira comum e basta a ave bicar o primeiro grão, para que o laço lhe aperte o pescoço. A quem souber armar bem tais laços, raramente escapa a descuidosa avezinha.

O povo achou tão singular a falta de penas caudais nestas aves, que aproveitou o fato para um provérbio: "Inambu, de tanto fazer favor, ficou sem rabo"; assim o caipira confirma o conceito do ditado mais em voga na cidade: "Quem empresta, não melhora".
INAMBUANHANGA - Ou "i.-saracuíra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário