quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

03/12/2015 - LAJES COMPLETA 92 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

A cidade de Lajes situada na região central do RN comemora hoje 92 anos de sua emancipação política e com certeza  é orgulho para seus filhos, até mesmo para os que precisaram sair de sua terra para a a busca de uma vida melhor sentem pelo menos saudades. Em 2012 passei 14 dias em São Paulo, e nos dois últimos dias eu me sentia um escravo com banzo tamanha era a saudade que tinha dos costumes, do tempo que parece ser mais lento, da vida mais sossegada - com algumas alterações pontuais - do povo de mesmo sotaque, das mesmas histórias, dos vizinhos, da paisagem, da cor do solo, enfim de Lajes.

Esta cidade de cerca de 11.000 (onze mil) habitantes reúne pontos positivos e negativos físicos, políticos, econômicos e sociais que a tornam um município interessante de ser observado e que ainda me permitem insistir em morar aqui. Quero parabenizar todos os seus cidadãos que contribuíram ou ainda contribuem para a existência dessa cidade desde os tempos remotos aos atuais, desde o mais arrojado vaqueiro  até o sábio professor! Observem algumas considerações!

*Localização Geográfica -  Por localizar-se no centro do estado teve o privilégio de ter passando em suas portas dois empreendimentos que contribuíram muito para o seu desenvolvimento econômico: a Ferrovia Central do Rio Grande do Norte (infelizmente desativada hoje) e a BR 304 que liga Natal ao Ceará; além das RN interligando os município (o que se reclama é a falta de conservação destas). Essa localização  também prega peça pois Lajes é conhecida por ser menos agraciada pelas chuvas do que suas vizinhas, embora já tivemos barreiros, barragens e boeiros indo embora por enchentes.

*Território Extenso - Possui uma área urbana de uma cidade que está entre pequeno e médio porte apara os padrões potiguar, e ainda observamos um crescimento contínuo com o aparecimento de novos bairros ou o prolongamento destes. Seu território rural também é grande compreendendo áreas de turismo, exploração mineral, potencial eólico, refúgio de fauna e grande variedade de flora da caatinga, além de muitos rios.

*Infra Estrutura - Ao compararmos Lajes com as demais cidades de sua micro região e muitas outras cidades do RN nos encontramos em um patamar satisfatório seja por recursos próprios ou parcerias especialmente com os governos Estadual e Federal, e ainda empreendimentos de iniciativas particulares como: rede de restaurantes e um posto de gasolina bem estruturado; construção de postos de saúde e do hospital, além de uma unidade do SAMU - (faz-se necessário também uma unidade dos bombeiros se não em Lajes pelo menos na região); boa estrutura das escolas municipais e estaduais; chegada de polos do IFRN e UFRN; tem uma boa frota de carros a serviço da prefeitura, ônibus, ambulâncias e carros pequenos; maquinário que permite o poder público a conservação de estradas da zona rural, escavação e recuperação de açudes e cacimbas; calçamento em relativa conservação; boa parte da cidade saneada; um ponto negativo é o lixão da cidade, ainda faltando implementar a coleta seletiva.

*Ministério Público e Segurança - Temos um Ministério Público atuante garantindo a manutenção de muitos direitos e deveres dos cidadãos, com bastante elogios por parte dos populares. Porém a área da segurança apresenta alguns problemas pois se temos uma polícia atuante ainda lhe falta um efetivo suficiente e melhores condições de trabalho. É notório o crescimento de práticas como arrombamentos e assaltos a mão armada (especialmente com arma branca mas também de fogo). A iluminação pública parece ser bem atendida onde há aglomerações residenciais, o problema maior são nas áreas que interligam os bairros mais afastados, alguns meses do ano esses locais ficam completamente escuros.

*Economia - A economia de nossa cidade é algo muito interessante pois apresenta aspectos ambíguos na medida em que observamos uma relativa atividade econômica em empreendimentos comerciais como: clínicas e óticas, supermercados, lojas, restaurantes, postos de combustíveis e mineradora (esta já esteve melhor) que empregam uma considerável massa trabalhadora, no entanto o poder público ainda é o maior empregador, e notamos ainda uma grande massa de desempregados. a atividade agropastoril também tem enorme importância na rotatividade comercial, porém a grande maioria de sua mão de obra não é assalariada. Esse aspectos coloca Lajes como uma cidade com bastante potencial econômico porém ainda refém da atuação política. 

Atividades Culturais e Esportivas - Nos últimos anos observamos o declínio e a insurgência de vários elementos na cena cultural local por motivos distintos: situação financeira do município, surgimento de novas atividades e construção de elefantes brancos tem contribuído para o bem e para o mal destes segmentos. Vai mal: enfraquecimento do carnaval, elefantes brancos como o Centro de Artesanato, demora da reforma do Estádio Municipal Severino Moura do Vale, obras abandonadas ou atrasadas como o novo ginásio, o calçadão, a creche modelo... Vai bem: organização interna dos artesãos, surgimento e apoio a novas práticas como o motocross, jiu jitsu, futebol americano, teatro, cavalgadas, campanhas educativas; criação de uma nova Educação de Jovens e Adultos; viabilização do programa Mais Educação, apoio à Banda Marcial e Grupo de Quadrilha Junina 100% Ferroviário, organização do I Festival Literário de Lajes...

*Áreas de Lazer - Antes eu via com maus olhos a construção de tantas praças e quadras, depois de uma trilha que fiz com uma polonesa ela me relatou a importância disso em uma cidade, ela mora em Recife e disse que lá os espaços de lazer públicos vêm perdendo muito espaço para empreendimentos privados e que Lajes estava bem nesse sentido. Mesmo que uma praça tenha apenas bancos ela permite a interação social de grupos o único problema é quando essas praças são sempre acompanhadas de um bar pois já restringem alguns potenciais usuários. Ainda são importantes porque a população tem uma tendência muito grande em depositar lixo em terrenos não urbanizados apesar de estarem na zona urbana.

Saiba mais Sobre Lajes no Site do IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário