quarta-feira, 13 de abril de 2016

REUNIÃO DO TERRITÓRIO CENTRAL CABUGI E LITORAL NORTE EM PEDRA PRETA RN

Aconteceu nesta terça, 12/04/2016, em Pedra Preta RN, mais uma reunião do Território Sertão Central Cabugi e Litoral Norte, com as pautas: Cadastro Ambiental Rural (CAR); balanço do RN Sustentável; e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Estiveram presentes representantes de 10 cidades ouvindo explicações e cobrando ações. De Lajes foram representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA), Presidentes de Associações, Representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, e usuários.
Plateia houve atentamente o pronunciamento dos palestrantes
Acima: Alencar explica o que é o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e menciona a importância de todos os proprietários rurais fazerem os seus. O prazo para registrar o CAR e ter acesso aos benefícios do novo Código Florestal é 05 de Maio.

Abaixo: Franscimar fez uma prestação de contas do RN Sustentável mostrando índices e aplicações de investimentos feitos ou previstos na área da educação e saúde. Escolas, filarmônicas, equipamentos, unidades de saúde, etc. Também foi apresentado o novo Coordenador/Articulador do RN Sustentável com o Território, Garibalde Gentil. Franscimar ainda alertou da falta de projetos com inconformidades na área da agricultura e que alguns erros em suas elaborações podem ter atrasado investimentos.
Acima: o angicano e produtor Almir, expõe muito bem as dificuldades dos pequenos agricultores conseguirem acesso aos investimentos do Programa RN Sustentável, seja por falta de informações seja por complicações do edital muito distante de nossa realidade. Explicou ainda que os agricultores das associações estão desacreditando do programa.

Abaixo o lajense e produtor rural Wellington Santos, foi na mesma linha e alertou que os projetos das áreas da Educação e da Saúde foram contemplados, enquanto os da Agricultura nada. Reclamou da falta de uma assessoria técnica que auxiliassem na elaboração dos projetos. Foi aprovada por sugestão de Wellington uma menção de repúdio pela morosidade e dificuldade do RN Sustentável em atender os pleitos na área da Agricultura e Pesca.
 Acima: Fátima trouxe informações sobre o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), bem como os investimentos e a relação dos municípios que são usuários do programa. Também foi falado da Compra Direta, na qual tanto o Estado quanto os municípios devem adiquirir parte da merenda escolar diretamente com o produtor local. Fátima orientou que todos envolvidos no Compra Direta cobrem dos prefeitos a nomear um técnico do SIM para o Território.

Abaixo: a nutricionista Rayssa explica porque o estado não está adquirindo a carne dos pequenos produtores diretamente nos municípios, é que a lei que rege a Vigilância Sanitária exige uma série de medidas que ainda não é atendida por todos os municípios, como Selo de Inspeção Municipal (SIM, abatedouro totalmente dentro das normas sanitárias, entre outros. Rayssa ainda falou que o único abatedouro no RN dentro dessas normas é o de São Paulo do Potengi e que até este corre o risco de perder essa qualidade por estar sobrecarregado devido atender muitos municípios da região do Potengi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário