segunda-feira, 9 de maio de 2016

AÇUDE CARAÚBAS EM LAJES RN AINDA NÃO TOMOU ÁGUA EM 2016

Com exceção de uma cacimba escavada desde que o Açude Caraúbas secou completamente em 2013, não há mais aquela abundância de água que o tornava um importante reservatório para as comunidades do entorno e o faziam um bonito cartão postal e espaço de lazer, dado os banhos dos fins de semana ou no período de carnaval. O reservatório ainda chegou tomar uma certa quantidade de água em 2014 e 2015, mas logo veio a secar.

A boa chuva de 1º de maio de 2016 trouxe um ar de esperança para que as águas voltem em bom nível ao mesmo ainda em 2016 embora não tenha corrido água em seu leito. Porém sabemos que nos aproximamos para o fim do período em que normalmente costuma cair as chuvas mais volumosas: Janeiro/Maio, as vezes até junho. A maior preocupação é com os animais, especialmente bovinos, pois os caprinos resistem melhor  a estas condições.
Outra preocupação dos produtores é com relação a parede do açude que encontra com erosões e algarobas. Em março enviei um ofício para a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) pedindo o envio de fiscais e providências nos açudes do Estado no município, mas não obtive retorno, acredito que as providências terão que ser tomadas em âmbito municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário