terça-feira, 10 de maio de 2016

AVALIAÇÃO INTERNA DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA OBTENÇÃO DO SELO UNICEF - LAJES RN

 Nesta tarde, a comissão que articula as ações em prol do Selo Unicef Município Aprovado para o município de Lajes reuniu-se no CRAS 1. Juliane Kelly e Fátima Fernandes estiveram expondo informações e ações que norteiam o pleito do Selo Unicef. Entre as novidades das ações estratégicas está a política de combate ao Aeds Aegypti adotada pelo município postulante ao selo.

Como pontuar para o selo - Nos indicadores quantitativos de impacto social, duas condições são necessárias para para conseguir pontuação: 1) que os indicadores não tenham piorado entre o ano inicial e o ano final, para finas de comparação; 2) que o resultado do município esteja igual ou melhor do que a média de seu grupo no ano final.

Pontuação Especial
  • Se um indicador do município melhorar muito no ano final em relação ao ano inicial, é possível ganhar o ponto mesmo que o município esteja no vermelho, comparado aos demais integrantes do grupo de avaliação.
  • Para isso, o município deve estar entre os 15/% que mais avançaram do seu próprio grupo do seu indicador.

Pontuação no eixo de ações estratégicas
  • Este eixo é formado por 28 ações estratégicas, sendo 19 de Políticas Públicas e 9 de Participação Social, cuja avaliação será realizada a partir da comprovação do cumprimento da ação estratégica.
  • Para cada ação desenvolvida seguindo critérios definidos pelo UNICEF, o município ganhará um ponto.

As três ações estratégicas obrigatórias levam em consideração:
  • A implantação e/ou fortalecimento do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) para promoção de debates e mobilização em torno de temáticas ligadas à adolescência, como a questão da exclusão escolar (alunos fora da escola ou não aprendendo.
  • A realização do 1º Fórum Comunitário (incluindo o Diagnóstico Participativo e o Plano Municipal de Ação);
  • A realização do 2º Fórum.
Pontuação necessária para conquistar o selo:

Eixo: Impacto Social - Pontuação Necessária: 8 indicadores em verde (de um total de 14) em pelo menos 3 objetivos diferentes.

Eixo: Ações Estratégicas - Pontuação "        ":  19 Ações Estratégicas em verde (de um total de 28) em pelo menos 5 objetivos sendo pelo menos 6 de Participação Social incluindo as 3 obrigatórias (NUCA e Fóruns Comunitários)

Nenhum comentário:

Postar um comentário