quarta-feira, 28 de setembro de 2016

IFRN: PROJETO FOTOGRÁFICO: O INVISÍVEL EM TODA PARTE - TRABALHO DE CAMPO

O IFRN Campus Lajes, através do Departamento de Artes Itaretama e do professor André, está trabalhando o Projeto O Invisível em Toda Parte. Trata-se de um projeto fotográfico focado nos aspectos culturais e geofísicos de Lajes e suas adjacências. Já foram visitadas as áreas: Santa Rosa, Recanto, Assentamento Caçador, Serra do Feiticeiro, Fazenda Araras, Barreiras, Santa Izabel, Bonfim, Arizona, Cruzeiro e,  Associação Santo Expedito. Faltando ainda Boa Vista, Firmamento e Três de Agosto e, ainda a zona urbana do município.

O levantamento fotográfico é uma parceria do IFRN / Professor André, com a Coordenação de Meio Ambiente de Lajes e Trilheiros da Caatinga, representados por Cícero Eleutério. O Projeto será exposto no IFRN e em partes da cidade como também na zona rural. No final dos trabalhos será lançado um livro com fotos e textos referentes ao local.
As fotos acima e abaixo são no Cânion de Santa Rosa, contendo pinturas rupestres nos paredões, geograficamente o local está em Cerro Corá, mas é muito visitado por lajenses devido a proximidade.
A foto acima retrata uma mina desativada no pé da Serra do Feiticeiro; abaixo vemos um pé de caraibeira/ipê amarelo na Associação Santo Expedito
A foto acima evidencia a Pedra do Arco na Fazenda Arizona; a foto abaixo foi feita na Fazenda Trapiá, pertencente ao senhor Otávio Eloy; A propriedade fica na metade do caminho entre Lajes e Cerro Corá, pertencendo geograficamente a segunda.
 A foto acima foi feita em recanto, também município de Cerro Corá mas habitado por muitos lajenses;a foto abaixo mostra os rejeitos da antiga extração de tungstênio no pé da Serra do Feiticeiro.
A foto acima mostra ao fundo a entrada de uma galeria desativada; a foto abaixo mostra um ritual religioso judaico/cristão/sertanejo: colocação de pedras em uma umburana. Ambas as fotos oram feitas na Serra do Feiticeiro.
 
A fotografia acima mostra ao fundo a Igreja do Bonfim. A construção dessa igreja é uma incógnita, uns afirmam ter sido construída por holandeses, outros por portugueses; sede da Fazenda Santa Izabel, Caiçara do Rio do Vento. Trata-se de caminho entre os municípios de Lajes e Caiçara pela BR 304, também é caminho para a Fazenda Bonfim em Lajes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário