terça-feira, 25 de abril de 2017

ABERTURA DA SEMANA ALZIRA SORIANO - PRIMEIRA PREFEITA ELEITA NA AMÉRICA LATINA

Na manhã desta segunda, 24/04/2017, houve a abertura da Semana Alzira Soriano, proposta pelo ex vereador Professor Canindé Rocha. Alzira Soriano, natural de Jardim de Angicos RN, foi prefeita de quando seu município ainda era um distrito pertencente à Lajes, sendo na ocasião a primeira prefeita eleita da América Latina, num desfecho político que coincide com o início da emancipação feminina e ainda, da costura da força política de seu pai: Coronel Miguel Teixeira, junto ao Governador da época: Juvenal Lamartine. Um momento histórico para o papel da mulher na política brasileira que ressoou até no exterior, dado a quantidade de matérias de importantes revistas e jornais de grande expressão.

A Filarmõnica 03 de Dezembro esteve entoando o Hino da Cidade e o Maestro Luiz Dantas fez um solo do Hino Nacional. A historiadora Karina fez a leitura da biografia de Luíza Alzira Teixeira  Soriano; quem levou a palavra ao público foram: a Secretária de Educação Irene Martins e o Prefeito José Marques Fernandes. Esteve presente uma bisneta de Alzira, Creuza dos Santos, esposa do taxista Canindé. Ainda teve uma exposição apresentada pelo NUCA no salão da prefeitura Palácio Alzira Soriano, com a participação das escolas do município e o público em geral.

Curiosidade: Alzira foi a primeira e única prefeita de Lajes, desde então o município nunca elegeu outra mulher como chefe do executivo municipal, mas já teve como vice prefeita Fátima Militão. Ainda teve ao longo da história disputando o cargo: Dra Eliane, Eliana Santos (a que chegou mais perto) e Dra Lurdinha, que disputou as duas últimas. Atualmente a cidade tem três vereadoras: Suely Soares, Rilva Cunha e Rosa Costa; outro destaque vem no judiciário com a Juíza Dra Gabriella Edvanda Marques Félix de Oliveira e, a promotora Dra Juliana Alcoforado de Lucena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário