segunda-feira, 17 de abril de 2017

AVES DA CAATINGA: NINHO DE UM GIBÃO DE COURO (HIRUNDINEA FERRUGINEA)

 Andando com meu sogro na Comunidade Salgadinho, zona rural de Lajes RN, tive o prazer de encontrar um ninho numa formação rochosa. Ao chegar não sabia de qual espécie se tratava, mas um minuto depois um pássaro de cor amarronzada voava inquieta próximo ao local; fiz algumas fotos do pássaro, do ninho que tinha um filhote e um ovo; e ao chegar na rua perguntei ao meu amigo Assis Barbosa que me informou tratar-se de um Gibão de Couro.

Aqui em Lajes só o vi em lugares inóspitos, sempre voando próximo aos paredões de rochas mais altos. Este ninho estava na última rocha de uma serrinha em frente a casa em que meu sogro mora
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gibão-de-couro
Também conhecido como birro e joão-pires, o gibão-de-couro (Hirundinea ferruginea) é uma ave passeriforme da família Tyrannidae. Esta espécie apresenta uma estreita associação com escarpas e paredões rochosos. Pode também ser encontrada dentro de cidades, pousada nos parapeitos no alto de prédios, mourões de cerca e nas antenas de televisão.
Nome Científico

Seu nome científico significa: do (latim) hirundinea, hirundineus, hirundo = engolidor, engolir, (referente a andorinhas); e do (latim) ferruginea = ferrugíneo, da cor de ferrugem⇒ Andorinha da cor de ferrugem ou engolidor (de insetos) ferrugem.

Características
Como seu próprio nome científico diz, em seu corpo predomina a cor ferrugem com tons variando para cinza-escuro, as asas e a ponta da cauda são cinza-escuras com detalhes em ferrugem, o peito é mais avermelhado que o dorso e a cabeça. Existe uma subespécie que ocorre no norte do país, no estado de Roraima. Esta subespécie, (ssp. ferruginea) tem plumagem diferente da subespécie que ocorre nas regiões mais ao sul do Brasil, principalmente no padrão de coloração das penas da cabeça. Esta subespécie está isolada pela floresta amazônica das demais populações que ocorrem mais ao sul do país.

Fotos: Cícero Lajes

Nenhum comentário:

Postar um comentário