sexta-feira, 4 de maio de 2018

3 de Maio - Romaria da Capela da Divina Santa Cruz

Nesse dia 3 de Maio, aconteceu mais uma Romaria da capela da Divina Santa Cruz, na Serra do Feiticeiro. Centenas de populares entre fieis e aventureiros compareceram durante a madrugada, manhã e tarde. 

História - Em 1903, um garoto por nome de José, filho de Alexandrino, portanto José de Alexandrino, teria se perdido na Serra do Feiticeiro ao subir acompanhando um rebanho de bodes. O garoto teria sido encontrado 3 dias depois, no dia 3 de maio, já sem vida, sobre uma pedra apelidada anos depois de "Pedra do Anjo". Anos mais tarde, familiares e populares construíram uma capela e deram-lhe o nome de Capela da Divina Santa Cruz. Todo dia 3 de maio populares sobem até à Capela para fazer preces, orações, agradecimentos, ou mesmo se aventurar.

Tradição - Até a década de 90 e nos primeiros anos dos anos 2000, a Romaria da Serra do Feiticeiro era feita a pé. Populares saiam durante a noite e madrugada em vários grupos, retornando pela manhã. Com o acesso mais fácil a carros e motos, essa tradição acabou. 

Outras Culturas - Dia 2, na Comunidade Boa Vista é realizado tradicional Forró, atualmente realizado por Lenilson e família no grupo, também já foi realizado por Dona Helena e dona Julieta. Há 11 anos a família Felix realiza a Cavalgada da Família Felix. Mais recentemente a Escola Estadual Pedro II realiza seu trabalho pedagógico. Há dois anos o Departamento de Cultura e o Pedro II realiza o Cine Serra. Este ano a equipe Cabugi Bike Trilha realizou o I Pedal da Serra do Feiticeiro.

Estrutura - A trilha da Capela deixa a desejar devido a dificuldade da subida e descida, tendo em vista que é frequentada por muitos idosos e crianças. Este ano moradores locais integrantes do time de futebol Divina Santa Cruz, fizeram um corrimão próximo à Capela. O Grupo Escoteiro Alzira Soriano confeccionou placas e lixeiras na trilha. A Prefeitura de Lajes deu apoio passando a máquina nas estradas de acesso, disponibilizou uma tenda com água, e garis para recolher o lixo.   
Senhor de 85 anos. Muitos idosos sobem até à Capela da Divina Santa Cruz
Além da tenda, alguns populares levam produtos para vender: boné, comida e água.
 
O Grupo Escoteiro Alzira Soriano promoveu placas e lixeiras na trilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário