quarta-feira, 27 de junho de 2018

Agricultor Faz Testes com Maracujá e Hortaliças no Semi Árido de Santana do Matos

Antônio Eleutério é um agricultor destemido com experiência na antiga Maísa (Empresa produtora de fruticultura irrigada). Hoje dono de seu próprio pedaço de chão, na Associação Santa Maria II em Santana do Matos, interior do RN. Antônio leva seus conhecimentos ao campo diariamente, preparando solo, adubo natural, arrumando canteiros de hortaliças e produzindo seu pomar.

O agricultor vem há um ano se dedicando a sua própria produção: coentro, couve, alface, tomate, pimentão, acerola, batata, entre outros. Mas a experiência a qual ele dedica mais cuidado, é o maracujá. Sua ideia é fornecer para supermercados e, seu primeiro plantio já deu um bom resultado. Agora ele investe em outro plantio com uma altura maior. Lembrando que Antônio Eleutério não usa agrotóxicos nem veneno.

A água - Antônio Eleutério não dispõe de sistema de irrigação elétrico, solar, nem eólico. Ele e seus filhos agoam a plantação no braço, usando água (salobra) de um poço de manilhas no leito do rio; e de uma Sisterna - Calçadão, que acumula a água (doce) das chuvas.

Antônio é a prova em pessoa que a vida no semiárido nordestino é possível, basta que deem as ferramentas que possibilitem o sertanejo produzir. 
 
 
Abaixo, Antônio Eleutério observa seu roçado já no final da safra, ele desbulhou mais de 2o sacos de feijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário