domingo, 16 de dezembro de 2012

AABB CULTURA DA COMUNIDADE HOMENAGEIA LUIZ GONZAGA

Ontem na Casa de Cultura Popular de Lajes aconteceu o III festival AABB Cultura da Comunidade. O evento teve a entrega de certificados em homenagem aos membros da sociedade lajense que contribuíram de alguma forma com o programa AABB Comunidade. A noite também foi de muita e emoção para a coordenadora Iraci e os alunos que se despediram de suas atividades, caso o programa não aconteça ano que vem vai deixar saudades em muita gente que aprecia apresentações culturais. 

No evento de ontem também foi realizado o musical Lampião e Maria Bonita homenageando o centenário de Luiz Gonzaga “o rei do baião”. Os jovens levaram muita emoção ao palco com uma encenação muito verdadeira principalmente nos atos em que era retratado o flagelo da seca no Nordeste e um pouco da biografia de Gonzagão, desde sua infância até os anos de glória do homem que cantou e contou o Nordeste para o Brasil. 

O musical misturou teatro, dança, áudio visual e ainda teve o complemento da rima. Todo o programa está de parabéns pelo entusiasmo, força, vontade, dedicação, inspiração, alegria, encenação, emoção, fantasia e união... 

Nota do Blog sobre Luiz Gonzaga 

Uma das poucas falhas de Luiz Gonzaga na minha opinião: foi o fato dele ter atrelado apenas aos fatores da natureza as mazelas sofridas pelo homem nordestino, enquanto nós sabemos que esses problemas vão além de causas naturais. Mas eu entendo que ele viveu em uma época em que a liberdade de expressão era vigiada e controlada com força e (in) justiça. Desculpem se estou equivocado! Como não conheço todas as suas músicas talvez eu esteja sendo injusto com esse mestre da cultura nordestina/brasileira. Essas minhas palavras não diminuem em nada o tamanho da grandeza do "rei do baião".
 Painel de abertura do espetáculo

 Participação dos cangaceiros na cultura nordestina: eles foram uns dos grandes responsáveis pela difusão de nossa cultura, uma vez que ajudaram popularizar ritmos como o xaxado. Luiz Gonzaga gostava de se apresentar usando adornos de vaqueiro e cangaceiros.

 Cenas que muitos de nós chegamos a ver, viver e compartilhar

Família Unida: 120 integrantes

Emboladores: Dudu, Emmanoel e Pedrinho

Um comentário:

  1. Olá nobre amigo em virtude do que comentou sobre a obra de Luiz Gonzaga, não sei se você conhece a música "Vozes da Seca" que mostra questão social e política que encolve a seca.Reconheço que essa música não é tão conhecida, mas temos que procurar fazer com que el seja pelas verdades que sua letra trazem. Confira:

    Vozes da Seca
    Luiz Gonzaga

    Seu doutô os nordestino têm muita gratidão
    Pelo auxílio dos sulista nessa seca do sertão
    Mas doutô uma esmola a um homem qui é são
    Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão

    É por isso que pidimo proteção a vosmicê
    Home pur nóis escuído para as rédias do pudê
    Pois doutô dos vinte estado temos oito sem chovê
    Veja bem, quase a metade do Brasil tá sem cumê

    Dê serviço a nosso povo, encha os rio de barrage
    Dê cumida a preço bom, não esqueça a açudage
    Livre assim nóis da ismola, que no fim dessa estiage
    Lhe pagamo inté os juru sem gastar nossa corage

    Se o doutô fizer assim salva o povo do sertão
    Quando um dia a chuva vim, que riqueza pra nação!
    Nunca mais nóis pensa em seca, vai dá tudo nesse chão
    Como vê nosso distino mercê tem nas vossa mãos.

    ResponderExcluir