sábado, 8 de setembro de 2012

CULTURA

Estive assistindo o desfile da "Independência do Brasil" aqui em Lajes. Eu gostei do que vi, principalmente com relação às alegorias e o desempenho da Banda Marcial de nosso município, também participou do desfile a Banda Marcial da Escola Agrícola de Jundiaí (Macaíba). Chamou a atenção da plateia que lotou a Praça Manoel Januário Cabral, a encenação que a PM fez com relação a abordagem policial, tanto da PM comum quanto a da Força Tática.

Neste desfile como acontece há alguns anos, as escolas apresentaram um esboço do que vai ser exposto na CULTURARTE, que este ano apresenta o tema: Arte - Expressão do Pensamento Humano. Cada escola ficou com uma forma de arte que no desfile enfatizou a pluricultura brasileira, desde as pinturas rupestres às formas de artes contemporâneas. Valeu alunos, professores, pais, SEMEC e colaboradores!

Algumas fotos:
 Banda Marcial de Lajes passando em frente ao hospital

Banda Marcial de Lajes com a União caixeiral de ao Fundo

Banda Marcial de Jundiaí

 Tatuagens provavelmente feitas por Santiago

A encenação da PM reproduziu como seria feita uma abordagem das duas polícias à um carro em atitude suspeita. A cena foi bem elaborada, inclusive os tiros (que eram de festim) e o gás lacrimogênio deixaram a cena bem real.
Caminhonete da Força Tática
 Nesse momento o meliante havia se jogado para fora do carro após alguns disparos, ao averiguar a situação os policiais viram que ele estava vivo e fizeram revista padrão. Quem impressionou o pessoal foi a atuação de Cabo Osvaldo fazendo o papel de meliante! Como ele é da PM, muita gente queria ver como seria o comportamento dele ao levar um baculejo. Até que se saiu bem se levarmos em consideração que a arte cênica não é a praia dele. Parabéns a todos os policiais envolvidos!



sexta-feira, 7 de setembro de 2012

FEIRA DE CIÊNCIAS DO PEDRO II


RASCUNHO DE PROJETO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO SOBRE MINERAÇÃO

SUBTEMAS: Profissões, inflação, impactos ambientais, comércio, exploração mineral, meio ambiente, processos químicos, empregabilidade,

TÍTULO: Lajes, terra de pedras preciosas

INTRODUÇÃO:
O município de Lajes possui 668,6 km2 de extensão e é localizado na Região Central do Rio Grande do Norte, sendo seus limites ao Norte com Jandaíra, Pedra Preta e Pedro Avelino, ao Sul com São Tomé e Cerro Corá, ao Leste com Pedra Preta e Caiçara do Rio dos Ventos e a Oeste com Pedro Avelino, Angicos e Fernando Pedroza. 
Nos seu território, encontra-se a presença de diversificados minérios, o que tem atraído a nossa cidade a presença de mineradoras e profissionais que trabalham com essa atividade. Em decorrência do desenvolvimento da exploração mineral, percebe-se modificações em Lajes, especialmente em sua estrutura física, econômica e social.
A mineração é uma atividade econômica e industrial de importância significativa para a cidade de Lajes ao ponto da bandeira do município fazer alusão a esta atividade, que desde tempos mais remotos tem se desenvolvido em nosso município, afetando sua economia, sua paisagem, suas relações sociais.
O desenvolvimento social, industrial e cultural pode ser percebido com a presença das mineradoras em nossa cidade, em contrapartida com a exploração mineral que de certa forma afeta a natureza do município, nos fazendo refletir se os benefícios advindos dessa prática podem ser superiores ao seu impacto no meio ambiente.
O presente projeto de pesquisa a ser desenvolvido pela comunidade escolar visa a produção de conhecimento sobre os efeitos ocasionados pela presença das empresas de mineração que se encontram em atividade no município de Lajes.
Trata-se de um projeto interdisciplinar, no qual cada disciplina contribuirá, a partir de seus conhecimentos pertinentes, com as demais, fortalecendo o diálogo entre os diversos componentes curriculares, como compete a um trabalho desta natureza.
Como produto do projeto a ser desenvolvido, a escola propõe-se a realizar a I FECIPE (Feira de Ciências do Pedro II) uma exposição de caráter científico que visa apresentar à comunidade escolar os conhecimentos produzidos pela parceria entre os educadores e educandos.

OBJETIVOS e CONTEÚDOS:
(Após todas as disciplinas descreverem suas atividades e objetivos, elaboraremos o objetivo geral que contemplará a todas.)

METODOLOGIA
Os professores da escola, a partir dos objetivos propostos para a sua disciplina e dos conhecimentos peculiares a sua área de atuação deverão aplicar as metodologias e tratamentos didáticos adequados, visando desenvolver as seguintes atividades:
· Pesquisa sobre o tema
· Entrevistas com especialistas na área
· Aulas de campo
· Visita a cidades que tem minas ativas para observar o desenvolvimento das mesmas
· Visita a mineradoras
· Exposições e seminários voltados ao tema
· Produção cultural de cunho conscientizador (teatro, cordel, panfletagem, etc.)

AVALIAÇÃO
A avaliação adequada para o acompanhamento do desenvolvimento do projeto será de caráter qualitativo sobrepondo-se ao quantitativo, como orienta a portaria de avaliação do Estado, priorizando aspectos como pontualidade, assiduidade, participação e comprometimento com as atividades requeridas. In verbis:

Art.3. A avaliação da aprendizagem escolar orientar-se-á por processo diagnosticador, mediador e emancipador, devendo ser realizada de forma contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período letivo sobre o exame final.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:
Em construção coletiva

REFERENCIAS INICIAIS
BRASIL, Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ministério da Educação – Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.
______. Secretaria de Educação Básica. Programa Ensino Médio Inovador – Documento Orientador. Ministério da Educação – Brasília: MEC; SEB, 2009.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA. Portaria nº. 1033/2008/SEEC/RN, Artigos 3º e 4º.
Site do Sindicato Rural de Lajes
Site da Prefeitura Municipal de Lajes
<http://www.lajes.rn.gov.br/municipio/geografia.html> Acesso em: 15 de junho de 2012.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

VOCÊ SABIA?


Panteras Negras - A famosa saudação dos atletas norte americanos Tommie Smith e John Carlos, na Olimpíada da Cidade do México, na qual eles vestiram luvas pretas, baixaram a cabeça, fecharam o punho e ergueram o braço, custou  à dupla a expulsão da delegação dos Estados Unidos e da Vila Olímpica. O mundo não esqueceu aquele ato de 1968 e, durante muito tempo ele foi lembrado como símbolo de resistência e união do movimento negro

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João Cândido - A Marinha do Brasil não reconhece a existência do Almirante Negro. Ele que foi o principal líder da Revolta da Chibata em 1910, em que mais de 2000 marinheiros se revoltaram contra os castigos físicos a que eram submetidos. No Rio está sendo construído um museu em sua homenagem, mas ele pode ficar pobre de acervo e a Marinha não está muito interessada em ceder documentos para o museu.

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Carnaval - no ano de 1912 o carnaval foi realizado no mês de Abril devido o falecimento do Barão do Rio Branco. Na verdade como o barão faleceu em Fevereiro, a classe política do país decretou luto oficial de dois memes, mas o povo não respeitou e fez o carnaval (naquele tempo a maioria dos blocos não dependiam da classe política para organizar o carnaval). No país do carnaval ninguém ia deixar Fevereiro passar em branco e ainda realizaram o carnaval também em Abril.

Textos editados por Cícero Lajes
Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 6, nº 67, Abril 2011
Acervo: Biblioteca Comunitária da Escola estadual Pedro II 

FIQUE POR DENTRO - JUREMA

Por: Júlia Moreira
Culto difundido no Nordeste do Brasil, tem forte relação com o consumo da planta de mesmo nome por indígenas. Atualmente recebe influência de diversas manifestações religiosas, como o catolicismo, religiões nativas e africanas. O culto tem origem na veneração de potiguares e tabajaras pela árvore, da qual se fazia uma bebida ritualística. Com a chegada de grupos africanos, houve uma troca de conhecimentos e de tradições religiosas relacionadas à natureza,. Há duas grandes linhas de trabalho na Jurema: a dos mestres, ligada ao culto dos mortos e das divindades da natureza; e a dos encantados, ligada à invocação dos antigos pajés.

Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 6, nº69, Junho 2011
Acervo: Biblioteca Comunitária da Escola Estadual Pedro II/Lajes RN

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ATLETAS DE LAJES REPRESENTARAM A ACADEMIA DE JIU JITSU: KIMURA NOVA UNIÃO EM FORTALEZA


Pessoal, ontem eu lutei em Fortaleza-CE e ganhei o VII The Best Fighter. Agora estou mais focado e confiante para a seletiva do Abu Dhabi daki a 12 dias!! Embora meus alunos não tenham medalhado, estou mto feliz e orgulho por suas lutas na competição, pois todos mostraram mta garra e vontade de vencer!! Em breve Lajes também será uma fábrica de campeões!!! Obrigado a todos os patrocinadores que nos deram a oportunidade de lutar esse campeonato!!! KIMURAAAA NOVA UNIÃO