sábado, 12 de janeiro de 2013

TV MOSSORÓ - PROFESSOR MARCOS NASCIMENTO -TRILHEIROS DA CAATINGA NO CABUGI

Nesta sexta 11/01/2013, o professor de Geologia Marcos Na,cimento (UFRN) esteve no Pico do Cabugi gravando uma matéria com os profissionais da TVM  (TV Mossoró), mais precisamente para o programa Super Tarde do apresentador Pé Quente. Como de costume, nosso amigo e parceiro Leandro Souza esteve auxiliando o pessoal em todo o percurso e até falou para o programa. As fotos e as descrições abaixo tratam-se de uma verdadeira aula de geologia, portanto apreciem sem moderação!

Marcos Nascimento A turma se preparando para subir. Com Marília Lima(afilhada), Zuleide Lima (comadre) e Leandro Souza(Guia e Trilheiros da Caatinga).

Marcos Nascimento A expedição será tema de matéria da TVM (TV Mossoró) no Programa Super Tarde do apresentador Pé Quente (Canal 7, TV aberta ou Canal 34 TV a cabo - ambas em Mossoró).

Marcos Nascimento Falando sobre a geodiversidade local para o Programa Super Tarde.

Marcos Nascimento Paradas para gravação. Agora o guia Leandro Souzafala sobre a biodiversidade do local. Excelente profissional.

Marcos Nascimento No meio do caminho tinha uma pedra. Agora começam a aparecer os basaltos do Pico do Cabugi, com seus 25 milhões de anos.

Marcos Nascimento Falta de conhecimento é a principal ameaça a geodiversidade. Não façam mais isso ...

Marcos Nascimento Falando sobre o Pico do Cabugi para o Programa Super Tarde da TV Mossoró.

Marcos Nascimento A turma ainda unida. Alguns ficaram e não foram ao cume.

Marcos Nascimento Líquens (verde claro) são seres vivos muito simples que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo (o micobionte) e uma alga ou cianobactéria (o foto bionte) . Eles liberam ácidos que corroem a rocha, a rocha libera minerais que são absorvidos pelos fungos. Os fungos "dão" os minerais ás algas que fazem fotossíntese.

Leandro Orientando o melhor caminho e forma de subir com mais segurança

Marcos Nascimento Disjunções colunares inclinadas e encurvadas. Estão vendo as colunas?

Marcos Nascimento E agora. Disjunções verticais.

Marcos Nascimento Aqui é onde o vento faz a curva, bem próximo ao cume. E ainda tem disjunções colunares em basaltos.

A turma que chegou ao fim. Parabéns a todos, principalmente a minha afilhada Marília Lima. Estão aqui Francisco (cinegrafista), Lucas (filho do Pé Quente), Pé Quente (Programa Super Tarde), Guia Leandro Souza, Marília, Vladimir e Eu.

Leandro Souza
orientando o melhor caminho e
za Orientando o melhor caminho e forma de subir com mais seguran
ç

Nenhum comentário:

Postar um comentário