terça-feira, 25 de março de 2014

FAZENDA CACIMBA DE CIMA (PARTE I)

Foto 1: Aspecto geral da fazenda, faltando nessa foto algumas casas devido sua extensão.
Cacimba de Cima trata-se de uma fazenda histórica situada no município de Fernando Pedroza, mas assim como quase todas as propriedades do entorno do Cabugi, é habitada por pessoas de Lajes. Ela pertenceu a Tomás Pereira, seridoense que dar nome à Praça em Frente à Igreja Matriz de Cerro Corá, este por sua vez é mais uma personalidade cujo história torna-se lenda devido as controvérsias que atribuem à sua biografia. ela é desde os tempos do coronelismo oligárquico tradicional (do tempo da enxada e voto), suas construções mais antigas são das primeiras décadas dos anos 1900.

Riquezas
Esta fazenda teve seu auge nos tempos áureos do algodão. Nicolau, um de seus antigos moradores me falou que era uma propriedade muito grande que foi adquirida aos poucos. "O finado Tomás tinha um armazém em Cerro Corá, ele pegava 4 jumentos colocava os caçoas (balaios, cestos apropriados para transporte equino), e ia fazer compra no brejo (Agreste) para abastecer o armazém."  

Divisas - Pelo Sinal II fazia parte dela e sua divisa ao norte iria até Barbosinha, à  Oeste extremava com Pelo Sinal I e , à Leste a Fazenda Araras pertencia à mesma extremando encima da Serra do Feiticeiro onde hoje fica a propriedade de Carlos Antônio, Ao Sul uma de suas divisas era Recanto. 

Construções - Há na sede da Fazenda um grande açude (um dos maiores da região), cerca de 15 construções de alvenarias entre casas, armazém, sala de aula, curral... fora as casas das fazendas próximas que pertenciam à esta mesma.

Gado  - Segundo Ivo, avô de Leandro Souza: "Em época de fartura Tomás Pereira tinha 5000 (cinco mil) cabeças de gado. Tinha boi que nascia nas serras, morria velho sem nunca ter pisado no curral."
        - Nicolau falou que de uma só vez: "transportou 200 (duzentas) cabeças de gado para uma fazenda vizinha" 

Aguarde postagens seguintes!

Foto 2: moradores atuais de Cacimba de Cima - Nego Vaqueiro, Birrulico, Geraldo Preto (um dos moradores mais antigos), Sandro (herdeiro do atual dono, Dr Becil), seu amigo e filho do amigo
Foto 3: Sede da Fazenda vista de cima da parede do Açude
Foto 4: na sede da Fazenda - casas de moradores, armazém, sala de aula, casas de Dr Becil e ao fundo a antiga casa sede.
Foto 5: antiga casa de morador
Foto 6: antiga casa de morador
Foto 7: terreiro da fazenda em frente às casas
Foto 8: Curral entre a antiga casa sede e casa de morador
Foto 9: Frente do Curral
Foto 10: Aspecto dentro do curral, foto feita de cima do sótão
Foto 11: terraço da fazenda
Foto 12: Casa atual sede da fazenda
Foto 13: a primeira instalação é onde funcionava uma sala de aula
Foto 14: Neste espaço há um tradicional forró pé de serra realizado todos os anos.
Foto 15: Grande açude, um dos maiores da Região
Foto 16: extensão do açude nessa grande seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário