sexta-feira, 2 de maio de 2014

INVERNO AINDA IRREGULAR MAS JÁ RENOVA A FÉ DOS AGRICULTORES

Quando estive na Fazenda Trapiá (entre Lajes e Cerro Corá), com meu amigo Tárcio, conversamos um bom tempo com o simpático senhor Otávio. Ele adquiriu esta propriedade há 5 anos e devido os três últimos anos de seca pensou em ir embora, o que o segurou foi o berro dos bezerros que ele gosta de ouvir nas primeiras horas do dia ao acordar. Com algumas chuvas que tem caído no sertão acredito que ele tenha mais motivos para ficar mais um bom tempo. 

Natural de Cerro Corá, seu Otávio mostra com orgulho uma capela construída pelo antigo dono em 1816 e que ele já realizou 3 missas no local com o seguinte público: "200, 300 e 400 pessoas". Quando a meteorologia falha ou aponta previsões com escassas precipitações, o agricultor se vale da fé, pois as derramas de verbas enviadas pelo Governo Federal nem sempre chega a tempo e da forma correta no pequeno produtor, principalmente se este não tiver um bom padrinho político em pleno século 21.

Outro orgulho de seu Otávio é seu plantio de palma no terreiro de sua casa para alimentar o gado no período da estiagem. Quando ele comprou a fazenda não havia a plantação e teve que socorrer seu gado com o xique xique, mesmo assim não escapou das perdas em 2012, o ano mais crítico dessa estiagem. O roçado está com um bom aspecto e mesmo se não der para colheita virará forragem para os animais.

Roçado da Fazenda Trapiá
Capela Construída em 1816. Caso as previsões falhem o sertanejo apela para a fé
Seu Otávio mostra orgulhoso seu plantio de palma para alimentar o gado na estiagem
Flor da Palma
Fruto da Palma
Plantação de Palmas

Nenhum comentário:

Postar um comentário