quinta-feira, 14 de agosto de 2014

FOTOGRAFEI UM MOCÓ -INFORMAÇÕES

Fotografar um mocó não é tarefe das mais fáceis, eles são muito escabriados. Eram 3, os dois primeiros entraram na loca como uma flecha, deixei o dedo em meio clique esperando a sorte de mais um aparecer, e não deu outra, antes dele entrar no buraco foi capturado. Assim como o preá e diferentemente do punaré,  não apresenta cauda longa e, tem uma coloração avermelhada na região do ânus.

Informações:

Ó Mocó ( Kerodon rupestris) é um mamífero da família Caviide .Roedor de grande porte (Maior que o preá) e pode pesar de 400-1100g, sua cauda é atrofiada. São animais de hábitos terrestres, vive no bioma caatinga, usam locas de rochas como refúgios e ninhos, e têm ninhada de 2 a 3 filhotes, provavelmente duas- por ano. São animais dóceis com potencial para domesticação. Muito caçado devido ao seu tamanho e a qualidade de sua carne, sendo o homem uma grande ameaça. Sua sobrevivência, defecam semper no mesmo local, geralmente em posição elevada, e possuem uma vocalização de Alarme caracteristica. São altamente adaptados às condições de calor, falta de água e alimento, próprias das constantes secas do Nordeste. 

BIBLIOGRAFIA: . Paiva, Melquíades Pinto & Campos, Eduardo Fauna do Nordeste do Brasil: Conhecimento Científico e popular. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 1995 .REIS, Dos RR; Peracchi, AL; PEDRO, WA; LIMA, de I. P . Mamíferos do Brasil - Londrina, 2006. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário