segunda-feira, 23 de maio de 2016

ENCONTRO POTIGUAR DE MELIPONICULTORES E MELIPONICULTORAS EM SÃO PAULO DO POTENGI

Sábado, 21/05/2016, aconteceu em São Paulo do Potengi um Encontro Estadual de Meliponicultores e Meliponicultoras (criadores de abelhas sem ferrão). O evento muito bom contou com um bom número de participantes, inclusive soldados do Corpo de Bombeiros. 

De início tivemos a fala do anfitrião João Paulo auxiliado por Vítor de Mossoró; em seguida o extensionista da EMATER Chagas, falou da importância do evento e da atividade e reforçou aos associados sua candidatura à Presidência da Federação Apícola do RN; teve uma excelente explanação um estudo desenvolvido pelo Professor Doutor Airton Carvalho sobre abelhas sem ferrão; Ainda teve o relato da experiência do advogado Queiroz na Fazenda Canaã; discussão da minuta que sustentará o estatuto da AMEP (Associação Potiguar de Meliponicultores e Meliponicultoras) e eleição por aclamação a diretoria da Associação; também uma visita prática à criação do anfitrião João Paulo e encerramento com almoço.

Diretoria da AMEP (Associação Potiguar de Meliponicultores e Meliponicultoras)

Presidente: Erione Pinheiro - Mossoró
Vice Presidente: João Paulo - São Paulo do Potengi
1º Tesoureiro: Daniel - Mossoró
2º Tesoureiro: Leandro - Passa e Fica
1º Secretário: Vitor - Mossoró
2º Secretário - Aldifran - Alto do Rodrigues

Conselho Fiscal: 6 nomes - Cassimiro - Pedro Avelino; Maria José - Mossoró; José Ivan - Riachuelo; Queiroz - Lajes Pintadas; Jean - Jaçanã; Hércules - Natal.
Dados Interessantes do Estudo do Doutor Airton Carvalho
  • No Brasil há 400 espécies de abelhas sem ferrão possíveis de se trabalhar.
  • O RN é pioneiro nessa atividade, desde os anos 1600 se tem relato da atividade no estado.
  • A espécies mais cultivada no RN é a Jandaíra com mais de 3 mil ninhos, seguida da Jati, Amarela, Rajada, Cupira, Uruçu Verdadeira (litoral)...
Airton Carvalho ressaltou os cuidados ao introduzir abelhas de outras regiões e o risco de novas doenças, competição com as nativas, e o próprio sofrimento para adaptação da espécie, além de nem sempre haver viabilidade econômica.


De Lajes estiveram presentes o apicultor e meliponicultor Gilson Nunes, o Técnico Agrícola Joaquim (Quinho), e o Coordenador de Meio Ambiente Cícero.
Acima, o anfitrião João Paulo dar as boas vindas; abaixo, Gilson Nunes parabeniza os presentes ao evento.
                                                                                                            José Ivan de Riachuelo
Chagas falando aos participantes
Acima, o advogado Doutor Queiroz recebe de presente uma caixa de abelha das mão de Erione Pinheiro, presidente da AMEP. Queiroz tem um projeto voltado para a conservação da biodiversidade executado em sua propriedade por nome de Canaã no município de Lajes Pintadas. em suas ideias está a de multiplicar espécies de abelhas nativas e introduzi-las na natureza da região.
Abaixo, produtores observam produtos que alguns levam para troca ou venda sempre que há encontros como esse.

Um comentário:

  1. Parabenizo toda a diretoria e associados dessa associação de Meliponicultores,e desejo todo o sucesso.

    Tenho amigos presentes :João Paulo,Leandro Moreira,Aldifran,e sei qie a meliponicultura nordestina e brasileira só terá a ganhar com mais essa associação!!

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.
    João Pessoa,PB.

    ResponderExcluir